Saúde do Ceará inicia programação da campanha Dezembro Vermelho

30 de novembro de 2023 - 16:36 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Ascom Sesa
Arte gráfica: Iza Machado

O Dezembro Vermelho foi idealizada para reforçar a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), inicia, na próxima sexta-feira (1º), as atividades do Dezembro Vermelho, campanha de conscientização e luta contra o HIV, a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. A programação começa com uma mesa-redonda sobre os avanços e conquistas na luta contra o HIV/Aids no Estado.

O evento acontecerá às 14h, no auditório Waldir Arcoverde, e contará com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Neto (Tanta); do infectologista e diretor técnico do Hospital São José (HSJ), Lauro Perdigão; do presidente da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids (RNP Ceará), Vando Oliveira; do assessor especial da Superintendência de Fortaleza, Severino Alexandre; e da deputada estadual do Ceará, Larissa Gaspar.

A orientadora da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep) da Sesa, Juliana Borges, destaca que a iniciativa discutirá temas como discriminação e proteção de direitos de pessoas vivendo com HIV/aids. “A ação do dia 1º de dezembro abre as atividades planejadas para o Dezembro Vermelho, criado com o objetivo de reforçar a conscientização da população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo infecção pelo HIV/aids”, afirma.

A assessora técnica da Cevep, Vilani de Matos, reforça a importância de fortalecer a rede de prevenção e controle das ISTs, com a oferta de todos os métodos disponíveis para prevenção e o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento imediato. “Estamos atuando para chamar a atenção de todos em relação à prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus. Existem diversas formas de evitar a infecção e transmissão do HIV, como o uso de preservativos, profilaxias pós e pré-exposição ao vírus, testagem regular, adesão e realização adequada do tratamento”, pontua.

Além da mesa-redonda, a Sesa promoverá, no dia 13 de dezembro, às 14h, o webinar “Repensando a prevenção combinada do HIV – desafios e perspectivas”. Transmitido de forma on-line, o evento tem como objetivo discutir assuntos como estratégias para o autoteste de HIV, abordagens biomédicas na prevenção do vírus, diagnóstico precoce e combate à discriminação.

O webinar terá como palestrantes o ator e ativista Rhamon Matarazzo, representante da Associação dos Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), os infectologistas Severino Alexandre e Lauro Perdigão e a assessora técnica da Covep, Léa Barroso. As atividades planejadas pela Secretaria têm como público-alvo profissionais de saúde da Rede Sesa e movimentos sociais.

A doença e o vírus

Ser infectado pelo HIV não é sinônimo de ter aids, estágio em que há diminuição grave da imunidade do organismo e surgimento de infecções oportunistas. O tratamento com antirretrovirais é fundamental para que o paciente não desenvolva a doença e apresente complicações.

A contaminação do HIV ocorre a partir da troca de fluidos como sangue, sêmen, fluido vaginal e leite materno. O uso correto do preservativo é a maneira mais acessível e eficaz na prevenção do vírus e de outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, HPV, gonorreia e alguns tipos de hepatites. Além da camisinha, também há outros métodos que podem proteger a população.

Medicamentos usados no tratamento de pacientes com HIV/aids

Desde 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece a Profilaxia Pré-Exposicao (PrEP), medicação indicada antes da exposição ao vírus do HIV que reduz a probabilidade de a pessoa se infectar. Outra estratégia é a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Programação | Dezembro Vermelho na Sesa