Sesa promove segunda oficina voltada aos cuidados com as pessoas em situação de violência 

29 de novembro de 2023 - 11:20 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Deborah Muniz

A coordenadora de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Sesa, Luciene Alice, representou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta terça (28) e quarta (29), a segunda edição do Encontro de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A intenção foi promover a escuta e integrar as parcerias e compromissos de representantes de instituições de defesa dos Direitos Humanos e do Sistema de Proteção em torno da Política Estadual de Atenção à Saúde dessas pessoas. 

A coordenadora de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Sesa, Luciene Alice, destacou em sua fala de abertura o histórico da rede de proteção em nosso Estado e a importância da união dos diversos parceiros nos cuidados a essas pessoas.

“Desde 2018, trabalhamos a rede Ponto de Luz, com unidades de Saúde que eram referência para o atendimento às vítimas de violência. Hoje, qualquer unidade tem a obrigação de atender com um cuidado diferenciado a cada tipo de público. Precisamos estar juntos no apoio a essa população, porque não podemos mais conviver com tanta violência, principalmente, envolvendo mulheres, crianças e adolescentes”, disse.

Evento ocorre no auditório da ESP/CE

O objetivo da oficina, de acordo com a gestora, é compartilhar experiências e traçar ações voltadas para essa população. “Estaremos ouvindo e trabalhando nos grupos durante a oficina, para melhorar a assistência e traçar as ações planejadas, assim como planejar as melhores formas de capacitação para os profissionais da nossa rede”, esclarece. Na ocasião, ainda foi apresentada a Política Estadual do Cuidado à Saúde da Pessoa em Situação de Violência.

A diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Suzyane Barcelos, destacou a importância da capacitação

Para a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Suzyane Barcelos, “esse dia marca não só a apresentação da política, mas o início de uma integração, para disseminarmos para todas as Regiões de Saúde processos formativos, de capacitação, para capilarizar esse tema nos municípios”, disse. 

Jorge Tabajara, secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas, compôs a mesa de abertura

O secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas, Jorge Tabajara, ressaltou que essa parceria poderá ajudar a prevenir a letalidade da violência. “É importante que tenhamos essa capacitação nos territórios, para trabalhar de forma mais qualificada e evitar que crimes de feminicídio aconteçam, como tivemos o caso de Ana Pitaguary e Gerlene Jenipapo Kanindé. Essa aproximação com a secretaria de Saúde é super importante”, finalizou.

LEIA MAIS: Secretaria da Saúde promove diálogos sobre cuidado e proteção às pessoas em situação de violência no Ceará