Hospitais da Rede Sesa reforçam protocolos de prevenção de lesões por pressão

29 de novembro de 2023 - 14:27 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias e HRN
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho e Cícero Dantas

O Serviço Especializado em Estomias, Feridas e Incontinências (Seefi) do Hias é referência no atendimento pediátrico para a prevenção de lesões por pressão

A prevenção de lesões de pele por pressão desempenha um papel crucial nas unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que possuem protocolos e estratégias para garantir a qualidade do cuidado ao paciente. Para reforçar o tema dentro do ambiente hospitalar, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), por meio do Serviço Especializado em Estomias, Feridas e Incontinências (Seefi), referência no estado do Ceará deste tipo de cuidado na pediatria, realiza até o dia 30 de novembro, a 3ª Semana de Prevenção de Lesão por Pressão, voltada para gestores, equipes multiprofissionais, acadêmicos e residentes.

Há 13 anos, o Hias realiza um trabalho contínuo de fortalecimento da prevenção de lesões de pele e promove uma assistência humanizada, integral e livre de danos. Por isso, o evento visa colocar em foco a segurança do paciente, com ênfase no cuidado com a pele, para sensibilizar os profissionais de saúde e promover a prevenção como parte vital da rotina assistencial.

O coordenador do Serviço, Dielson Alves, destaca a importância da iniciativa para a comunidade hospitalar. Devido à imaturidade cutânea nos primeiros anos de vida, as crianças são consideradas um público de maior risco de desenvolver lesões de pele.

“A pele é o maior órgão do corpo humano, nosso manto protetor, responsável pela sensação tátil, termorregulação, imunovigilância e controle de infecções. Durante a internação, as crianças estão sujeitas a vários procedimentos necessários para o seu cuidado, expondo-as a riscos de lesões na pele, como a Lesão por Pressão (LP), um evento adverso prevenível e considerado a lesão de pele mais comum e grave”, explica.

Dessa forma, a 3ª Semana de Prevenção de Lesão por Pressão do Hias foi elaborada com o objetivo de integrar teoria e prática, trazendo uma abordagem que envolve tecnologia, gestão de processos, visão sistêmica e trabalho em equipe.

Nesta terça (28), gestores do Hias se reuniram para debater indicadores sobre lesões por pressão

A programação teve início na última terça-feira (28) com a apresentação de indicadores aos gestores do Hias. O dia 29 foi dedicado ao 3º Simpósio Estomaterapia Pediátrica do Hias, abordando temas como manejo de estomias respiratórias, de estomias gástricas e lesões relacionadas a dispositivos assistenciais. Na quinta-feira (30), os profissionais do Seefi visitarão as unidades de internação do Hias, promovendo jogos e estratégias de prevenção com os profissionais.

HRC reforça o Protocolo de Lesão por Pressão

Durante todo o mês de novembro, a equipe de enfermagem do HRC tem executado ações educativas para debater a prevenção da lesão por pressão

No Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, durante todo o mês de novembro, a equipe de enfermagem tem executado ações educativas com profissionais de saúde, familiares e acompanhantes. O objetivo é debater a importância da prevenção da lesão por pressão.

“Estamos realizando ações lúdicas, apresentando teoria e prática, para que os familiares ou acompanhantes possam entender todo o processo preventivo das lesões por pressão. Estamos apresentando como realizar a mudança de posição do paciente acamado, a cada 2h, uso de superfícies adequadas, como os colchões, além de cuidados com a higiene e a hidratação da pele. São ações simples que contribuem para prevenir essas lesões”, explicou a enfermeira estomaterapeuta do HRC, Yterfania Feitosa.

A estudante Jennifer Ferreira acompanhou uma das ações educativas e se surpreendeu com a gravidade das lesões. “Não conhecia a doença. É um pouco assustador como as feridas podem atingir o corpo, caso não se tenha o cuidado e atenção adequados. Foi um momento importante para aprender e entender como evitar esse tipo de lesão na pele dos nossos familiares”, compartilhou a estudante.