HSM realiza mostra com lançamento de livro e Prêmio Destaque Científico

29 de novembro de 2023 - 16:11

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Foto: Divulgação HSM

O evento foi realizado no auditório principal do HSM, nesta terça-feira (28)

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), centro de referência em psiquiatria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou na última terça-feira (28), a 17ª Mostra Científica, organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (Ceap). Durante o evento, também aconteceu o lançamento do terceiro livro do hospital, o e-book Saúde Mental: um olhar multidisciplinar do cuidado, além do anúncio do Prêmio Destaque Científico 2022, que pela terceira vez consecutiva foi concedido à psicóloga sanitarista do HSM, Yzy Maria Rabelo Câmara.

O evento foi realizado no auditório principal da unidade e contou com a presença da orientadora da Célula da Rede de Atenção Psicossocial, Andrea Frota Figueiredo; da orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa em Saúde, Maria do Socorro de Sousa; do superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona; da presidente do CEAP, Vitória de Oliveira Almeida; e do diretor-geral do HSM, Davi Queiroz de Carvalho Rocha; além de profissionais do hospital, estagiários e preceptores.

Profissionais do hospital, estagiários e preceptores acompanharam a Mostra

Na abertura, o diretor falou sobre a importância do lançamento de mais um livro escrito pelos profissionais da instituição. “A concretização desse livro traz força à gestão. É muito importante, enquanto instituição, apresentarmos essa obra que não é meramente um livro e, sim, um compilado de serviços e reflexões que foram desenvolvidos e vivenciados nessa unidade hospitalar, mostrando a pluralidade de temas, envolvendo questões estruturais, biológicas e sociais”, reconheceu Queiroz.

Diversas experiências estão sendo compartilhadas com o lançamento da nova edição do e-book, que contou com a participação de 60 profissionais das mais diversas áreas: medicina, psicologia, serviço social, nutrição, farmácia, terapia ocupacional, sistemas de informação e enfermagem. Com 22 capítulos, o livro reúne pesquisas, práticas e experiências no campo da saúde mental, além de informações acerca de diversas temáticas relacionadas a estratégias, técnicas e pesquisas em saúde mental de profissionais que atuam no HSM. Todos os autores do livro receberam certificação durante o evento.

Para ter acesso à leitura do e-book, clique aqui.

Prêmio Destaque Científico 2022

O Prêmio Destaque Científico foi concedido à psicóloga sanitarista da unidade de internação feminina do HSM, Yzy Maria Rabelo Câmara

Logo após o lançamento do livro, foi anunciada a vencedora do Prêmio Destaque Científico 2022. O prêmio tem como objetivo incentivar, despertar e valorizar anualmente profissionais que contribuíram e promoveram educação, pesquisa e aperfeiçoamento científico no hospital.

“A educação é a base para um processo de transformação e desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Essa premiação, além de reconhecer o trabalho dos funcionários que se envolveram nos processos educativos e de pesquisa do hospital, também permite a troca de experiências e valorização da instituição para o mundo”, mencionou a presidente do Ceap, Vitória Oliveira.

Pela terceira vez consecutiva, o Prêmio foi concedido à psicóloga sanitarista da unidade de internação feminina do HSM, Yzy Maria Rabelo Câmara, que atua na instituição há vinte anos. Pela dedicação e desempenho científico, ela foi homenageada durante o evento. O diretor-geral do HSM, Davi Queiroz, fez a entrega do certificado.

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidad Argentina John F. Kennedy, Yzy falou sobre a importância do reconhecimento. “Essa premiação é resultado do amor que tenho por essa instituição, legitimada pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que nos coloca na categoria de hospitais especializados, ou seja, não é uma atenção qualquer que oferecemos, somos uma emergência psiquiátrica, a única do Ceará atendendo ao público dos 184 municípios cearenses. Fazemos com que o paciente seja estabilizado podendo voltar para o território de origem”, explica.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela psicóloga, merecem destaques as publicações de artigos, capítulos de livros, aulas on-line e presenciais nas universidades, além de palestras. “Minha intenção é elevar o nome dessa instituição que tem vocação de aprimoramento profissional e educacional. O HSM é um centro formador de psiquiatras desde 1979, quando teve início a Residência em Psiquiatria, um espaço que acolhe estudantes das mais diversas áreas. Já temos o terceiro livro lançado com produção local. Somos capazes de produzir conhecimento que pode ser expandido para todo o país”, comemora.

17ª Mostra Científica do HSM

A 17ª Mostra Científica do HSM abordou, nesta edição, o tema Inovação e Humanização: Práticas em Saúde Mental. A Mostra focou nos trabalhos científicos desenvolvidos pelos estagiários de diversas áreas. Este ano, foram apresentados dezesseis trabalhos.

O preceptor de Psicologia, Carlos Gutierrez, que atua no Núcleo de Atenção a Infância e Adolescência (Naia) do HSM, fez questão de assistir às apresentações. “É muito importante ver o resultado desses trabalhos, um processo que envolve a construção de conhecimento no hospital. A nossa prática deve ser renovada a cada dia e na preceptoria vamos ensinando e aprendendo, contribuindo com a formação dos futuros profissionais”, reconhece.

A estudante de Psicologia, Lorena Figueiredo, que faz estágio no Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para pessoas Transgênero (Sertrans) do HSM, apresentou um trabalho que teve como tema a transfobia internalizada. “Com esse trabalho foi possível trazer um pouco das minhas vivências no Sertrans, da minha visão acerca da internalização da transfobia. Estou aprendendo muito sobre o olhar das minorias da comunidade trans, como a questão da humanização e autoimagem, que é a forma como o indivíduo se enxerga. Muitas vezes, temos que trabalhar a ressignificação da existência dessas pessoas”, declarou.

Este ano, a Mostra Científica do HSM reuniu cerca de 90 participantes, entre profissionais, preceptores e estagiários