HGWA utiliza inteligência artificial no processo de análise farmacêutica

29 de novembro de 2023 - 12:06 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

Utilizando inteligência artificial (IA) baseada em evidências, o setor de Farmácia do HGWA adota o novo sistema para aprimorar as análises de prescrições médicas

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Messejana, concluiu um projeto-piloto de um sistema para facilitar a gestão dos processos de análise farmacêutica. Utilizando inteligência artificial (IA) baseada em evidências, o setor de Farmácia adota o novo sistema para aprimorar as análises de prescrições médicas, gerando indicadores para a priorização de atendimento.

O sistema avalia a assertividade das prescrições, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar. O programa é gratuito para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É importante destacar que, ao implementar soluções de IA na área da saúde, é necessário considerar questões éticas, de privacidade e segurança dos dados, além de garantir a validação clínica adequada para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados”, explica o gerente sênior do Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Luidgi Machado.

Equipe envolvida no projeto reunida para a apresentação do sistema que usa inteligência artificial

A gerente da Farmácia do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NUASF), Rosemeire Sousa, diz que, com a implementação do sistema, espera-se maior agilidade na análise técnica pelos farmacêuticos das prescrições médicas diárias: “o sistema também dispõe de relatórios didáticos em tempo real e está interligado ao nosso Sistema Vitae do paciente. O projeto iniciou-se no HGWA e vamos implantar gradualmente em outras unidades. Nossa expectativa é que todos os farmacêuticos das Centrais de Análises de Prescrição (CAP) e Farmácia Clínica utilizem esse sistema, potencializando as barreiras de segurança na cadeia medicamentosa e colaborando no cuidado multiprofissional ao paciente”, destaca.

A diretora administrativa do HGWA, Carla Fonteles, reforça que, com a chegada do sistema, a expectativa se volta, principalmente, para a otimização dos processos, refletindo em mais segurança para os pacientes e qualidade da assistência. “A solução também otimiza a utilização do recursos, sendo uma ferramenta que está aperfeiçoando o movimento das relações clínicas e a redução do tempo para cada análise. Esperamos também que esse panorama colabore na otimização do tempo desses profissionais”, finaliza.