Novembro Roxo: HGCC recebe doação de leite humano para bebês prematuros

27 de novembro de 2023 - 11:21 # # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê necessita e oferece proteção contra infecções, melhorando a imunidade do recém-nascido

O leite materno é rico em nutrientes, proteínas, anticorpos, água e muitos outros itens importantes para a saúde do recém-nascido e também da mãe. Para os bebês prematuros, que precisam de atenção redobrada, o alimento é também fonte de esperança e amor. No novembro roxo, mês de atenção à prematuridade, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), faz um pedido especial em nome dos seus bebês prematuros: a doação de leite humano.

O pedido é motivado pela queda nos estoques da unidade hospitalar que, geralmente, ocorre nos meses de novembro, dezembro e segue até fevereiro. De acordo com os profissionais de saúde, a diminuição é consequência das festas de fim de ano, férias e feriados, períodos em que muitas famílias viajam ou se dedicam às confraternizações. “Muitas mães relatam que o freezer, lugar onde se guarda o leite ordenhado, está cheio com comida. Muitas também viajam durante os feriados e festas. As doações só se normalizam em março”, afirma Maria Elizabete Pimentel, técnica em Enfermagem do Banco de Leite Humano do HGCC.

Sobre o assunto, ouça a médica coordenadora do Banco de Leite do HGCC, Rejane Santana.

As doações de leite materno são importantes, pois ampliam as chances de recuperação dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. O alimento também proporciona uma vida mais saudável ao bebê ao propiciar, através da doação, todos os benefícios do leite materno. “Os bebês não produzem os seus próprios anticorpos então eles precisam do leite humano. Todo anticorpo produzido pela lactante é transferido para o bebê. Eu acredito que esse seja um dos grandes benefícios do aleitamento materno, a formação da imunidade deles”, explica Gleidiane Barroso, farmacêutica responsável pelo laboratório do Banco de Leite Humano do HGCC.

Para doar, as doadoras precisam ir ao Banco de Leite Humano do HGCC, no centro de Fortaleza, responder ao questionário social e fazer a triagem da unidade. Toda mulher que amamenta pode ser um doadora de leite humano. Basta estar saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Esses cuidados garantem que os bebês prematuros internados no HGCC recebam um leite sadio, seguro e de qualidade.

Toda mulher que amamenta pode ser um doadora de leite humano

A lactante pode doar o leite materno em qualquer hora do dia, de domingo a domingo, no HGCC. É possível também agendar a visita da equipe da unidade hospitalar, que vai buscar o leite doado na casa da doadora.

A agricultora Elenice Sousa, de 33 anos, colabora com o Banco de Leite Humano e, diariamente, ordenha leite materno para alimentar seu filho, que está internado no Hospital. O excedente da produção de Elenice é doado para outros bebês, ajudando mães que ela nem conhece. “No começo foi bem difícil, meu leite ficou duro, mas tive muita ajuda da equipe. Na segunda tentativa, eu já conseguia tirar o leite. Hoje, ordenho o meu leite sozinha”, explica orgulhosa.

Para o bebê, receber a doação de leite é fundamental, como explica a coordenadora da Enfermagem do BLH do HGCC, Cristina Rabelo: “o leite materno doado é o segundo melhor leite para o bebê. Nele, estão todos os nutrientes que o neném necessita e os fatores de proteção”.

Além do ato de amor ao próximo e de solidariedade, a doação também beneficia a mãe doadora. “A mãe que doa evita ficar com suas mamas muito cheias, com aquela sensação de mamas ingurgitadas, doloridas, porque, no momento em que ela retira o leite para doação, alivia e também ajuda na produção do leite. Quanto mais a mãe ordenhar, tirar leite e amamentar, mais leite a ela vai produzir”, finaliza.

Serviço:

Banco de Leite Humano do HGCC
Contato: 0800 286 5678/ (85) 99421.9941 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: 24 horas, todos os dias da semana
Endereço: Avenida Imperador, 545, Centro