Doação de leite humano no HRN ajuda na recuperação de mais de 120 bebês neste ano; saiba como doar

28 de junho de 2021 - 13:36 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e foto:
Teresa Fernandes


Leite doado é pasteurizado no Banco de Leite para que esteja apto a ser consumido por outros bebês

Nascida prematura de 30 semanas no dia 28 de maio na maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Maria Liz recebeu leite humano pasteurizado doado no Banco de Leite do HRN. A mãe da menina, a educadora Dayana Maria Alves Mesquita Melo, de 36 anos, teve pré-eclâmpsia e não pode ordenhar leite materno quando a filha foi internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da HRN. Neste ano, até o início de junho, 124 crianças foram beneficiadas com leite humano pasteurizado advindo das doações na unidade.

Dayana lembra que precisou ficar internada por dez dias se recuperando na Obstetrícia do HRN, enquanto Maria Liz foi para a UTIN. “Eu ainda cheguei a ordenhar nos primeiros dias, mas estava muito debilitada”, lembra. A mãe da pequena faz um apelo para as mães que estão em casa e que podem doar leite materno. “É bom doar porque o leite materno é o alimento mais rico para o bebê e não há nenhuma fórmula que possa substitui-lo”, ensina.

Para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na Neonatologia do hospital, seria necessário coletar 40 litros mensais de leite materno. “Estamos em um estoque crítico e a demanda dos bebês só aumenta nesse período de pandemia, já que muitas mães têm sintomas gripais e não podem permanecer no serviço. Então, quem está amamentando e tem um excedente de leite materno, estamos precisando muito de doações”, sinaliza a coordenadora do Banco de Leite do HRN, Renata Karen Oliveira.

O leite recebido de doação é pasteurizado no Banco de Leite para que esteja apto a ser consumido por outros bebês. As futuras doadoras podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo WhatsApp (88 8883.4079) para fazer um pré-cadastro. Os documentos podem ser enviados pelo canal e os exames rápidos são realizados na primeira visita domiciliar.

A doadora faz testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis. Recebe também um ‘kit doadora’ com máscara, gorro, gases e frascos, além de orientação acerca de uma ordenha segura. As doações também podem ser agendadas para que a equipe do Banco de Leite busque os frascos na casa da doadora.