Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemoce celebra data neste sábado (25) em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral

24 de novembro de 2023 - 16:52 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sejuv
Texto: Ismael Azevedo e Natassya Cybelly
Foto: Ismael Azevedo

A comemoração é realizada todos os anos pelo Hemoce e é destinada aos voluntários

A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode ser incentivado também com a mobilização de outras pessoas para a causa. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), celebra neste sábado (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue. Com uma programação voltada a quem doa e visando também o incentivo à atitude altruísta, a comemoração acontece na sede do Hemoce em Fortaleza.

Doadora regular há mais de nove anos, Íris Ferreira (30), conta que encara o compromisso da doação como gesto regular e incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Tenho um compromisso comigo mesma de querer ajudar ao próximo, mesmo sem saber quem irá receber o meu sangue. E sempre que posso convido aos meus amigos e familiares para doar, reforçando a importância e o bem que fazemos em executar este ato do coração”, disse.

Para homenagear os doadores de sangue, a programação especial deste sábado (25) se estende para as demais unidades do Hemoce em Fortaleza, como Posto de Coleta no IJF e Posto de Coleta do Hemoce na Praça das Flores. No interior do Ceará, as unidades em Juazeiro do Norte e Sobral também prepararam uma programação especial para receber os voluntários.

A comemoração faz parte do tradicional evento realizado todos os anos pelo Hemoce em agradecimento aos doadores de sangue. A diretora-geral da instituição, Luciana Carlos, destaca que a doação voluntária e altruísta é uma realidade no Brasil desde a década de 80 e foi fundamental para melhorar aspectos relacionados à segurança de doadores e pacientes.

“Os doadores voluntários são pessoas que exercitam a cidadania e a solidariedade e estão por trás de todos os atendimentos médicos de maior complexidade e que necessitam de transfusão de sangue. Vários grupos de pacientes são beneficiados diariamente por esse gesto anônimo e altruísta que é uma tradição no país e foi incorporado de forma concreta aos valores de nossa sociedade. Temos muito o que agradecer a todos os doadores voluntários de sangue e contamos com a enorme contribuição de cada um que pode continuar contribuindo com essa corrente de solidariedade que salva vidas”, enfatiza.

Hemoce 40 anos: uma história de muitas vidas

Hemoce realizou evento para comemorar 40 anos de atuação na última quinta-feira (23)

O Hemoce celebrou, na última quinta-feira (23), 40 anos de atendimento à população cearense. Para marcar a data foi lançada uma nova campanha em alusão ao atendimento da instituição para os cearenses e incentivo a doação de sangue. Com o tema – Hemoce 40 anos. Uma história de muitas vidas, a campanha destaca a relação construída do Hemoce com doadores, pacientes e avanços na saúde pública.

LEIA TAMBÉM: Hemoce completa 40 anos de atendimento à população cearense com cerca de cem mil doações de sangue por ano

O Centro recebe em média cem mil doações por ano. Pessoas que se dedicam à solidariedade como o doador de plaquetas Reginaldo da Silva. “Fiz um propósito de fazer pelo menos 12 doações por ano e hoje tenho 87 doações de plaquetas. Doar plaquetas para mim é uma grande alegria. Saber que estou contribuindo para a sobrevivência de um paciente internado que precisa de uma transfusão me deixa muito contente. É muito gratificante poder dormir e saber que pude ajudar alguém que não conheço a sobreviver”, diz.

Reginaldo também destaca o acolhimento que recebe pela equipe de profissionais do Hemoce, em Fortaleza. “Sempre sou muito bem acolhido por todos os colaboradores, desde o guarda na portaria, as atendentes, na aferição da pressão, na triagem, no serviço social, pela copeira e pelas enfermeiras que realizam o procedimento de coleta”, finaliza o doador.

Dia do Doador Nacional de Sangue
Quando: sábado (25), às 9 horas
Onde: Hemoce (Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE)