Hemoce completa 40 anos de atendimento à população cearense com cerca de cem mil doações de sangue por ano

23 de novembro de 2023 - 10:04 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard e Natássya Cybelly
Fotos: Arquivo
Arte Gráfica: Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) comemora, nesta quinta-feira (23), quatro décadas de atendimento ao povo cearense. O equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) chega aos 40 anos de funcionamento sendo responsável pelo atendimento transfusional de mais de 480 unidades de saúde e 100% da rede SUS no Ceará. A instituição é responsável por cadastrar doadores de medula óssea, é referência no atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias e oferece diagnósticos clínico e laboratorial. O Hemoce conta com unidades em Fortaleza e no interior do Ceará, nas cidades de Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte.

A história da doação de sangue no Estado caminha lado a lado com a do Hemoce. O serviço, iniciado em novembro de 1983, cresceu, desenvolveu-se e transformou-se ao longo dos anos. No Ceará, a mudança de paradigma da doação de sangue de reposição para a doação voluntária, altruísta e não remunerada é fruto do trabalho desenvolvido pela instituição com o apoio da sociedade cearense.

“Hoje, cerca de 98% das doações recebidas nas unidades do Hemoce são espontâneas, ou seja, quando o voluntário vem doar com o único objetivo de salvar vidas, independente de saber a quem vai ajudar e sem esperar receber nada em troca. Essa marca nos leva a reconhecer que estamos no caminho certo para construir uma sociedade mais solidária, altruísta e que tem o compromisso de salvar vidas doando sangue”, destaca Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Anualmente, o Hemoce recebe aproximadamente cem mil doações de sangue. O sangue doado atende a demanda transfusional dos pacientes nos 184 municípios do Ceará. Quem doa sangue ajuda a quem precisa e mantém a solidariedade como um hábito regular. Doador assíduo do Hemoce Sobral, Adriano de Sousa (44), já chegou ao número de 190 doações de plaquetas.

“A minha primeira doação de sangue foi aos 18 anos e aconteceu em novembro de 1997, durante a Semana do Doador. Um amigo que trabalhava na instituição me convidou para ir doar e a partir desse dia, passei vir regularmente e sempre motivado para ajudar a salvar vidas. O trabalho desenvolvido pela instituição é muito importante para a população do Ceará, porque através dos seus serviços muitas vidas são salvas. Eu vejo que desenvolvi uma relação muito boa com a instituição e com os profissionais”, ressalta o voluntário.

Adriano de Sousa, 44, já realizou mais de 190 doações de plaquetas no Hemoce

O Hemoce tem como principal serviço a coleta e processamento do sangue para atender à demanda transfusional com qualidade e excelência nos serviços e produtos. A instituição recebeu no ano passado a acreditação internacional da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias).

O Programa de Acreditação da AABB é uma parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular que certifica os processos e os serviços de hemoterapia dos hemocentros com padrão de qualidade internacional e garante melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes. “O trabalho da hemorrede estadual na doação, na transfusão de sangue e no atendimento a pacientes com doença do sangue ser reconhecido nacionalmente com certificações e acreditação internacional, reforça que podemos oferecer serviço público com alto padrão de qualidade”, enfatiza Luciana Carlos.

Nas quatro décadas de funcionamento o hemocentro inovou, ampliou e implantou novos serviços para doadores e pacientes. Confira alguns dos destaques dos serviços do Hemoce oferecidos à população cearense:

Hemoce no Ceará

O Hemoce está estruturado, através da hemorrede estadual, com unidades em cada macrorregião do Estado:

Hemoce Sobral

O Hemocentro Regional de Sobral atende a demanda da população da Região Norte, responsável pelo atendimento de pacientes em 59 municípios, oferecendo serviços para 70 hospitais e 11 agências transfusionais instaladas nas unidades hospitalares para armazenamento das bolsas de sangue. Atende cerca de 1.729.388 habitantes.

Hemoce Quixadá

O Hemocentro Regional de Quixadá presta assistência aos pacientes da Região do Sertão Central com atendimento aos 34 hospitais, 6 agências transfusionais e oferece cobertura para os 26 municípios da Região, atendendo cerca de 740.000 habitantes.

Hemoce Crato e Hemoce Juazeiro do Norte

O Hemocentro Regional de Crato e o Hemonúcleo de Juazeiro do Norte atendem a Região do Cariri, oferecendo cobertura para os 28 municípios da Região. São responsáveis pela demanda de transfusão de sangue dos pacientes nos 44 hospitais e 4 agências transfusionais, com atendimento para aproximadamente 954.000 habitantes.

Hemoce Iguatu

O Hemocentro Regional de Iguatu é a unidade que atende a Região Centro-sul do Ceará e os pacientes de 64 hospitais. Conta com 4 agências transfusionais e oferece cobertura aos 25 municípios da região e cerca de 684 mil habitantes.

Desta maneira, o Hemoce forma a estrutura da hemorrede estadual para atender a população cearense em todo o território estadual com serviços regionalizados e atendimento descentralizado aos 184 municípios e toda a população do Ceará.

Mais inovação e qualidade

O Hemoce conta com a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador. Inaugurada em 2022, é um complexo que ampliou a rede e unificou os serviços laboratoriais para os doadores de sangue.

Além do Ceará, o Hemoce realiza o teste NAT Plus para os estados do Maranhão e Piauí

Em maio deste ano, o Hemoce ampliou as testagens e implantou o teste de biologia molecular para identificação da malária. Com o novo teste, os voluntários residentes ou que visitaram áreas consideradas endêmicas para doença podem doar após 30 dias da passagem pelas regiões. Antes, era necessário aguardar 12 meses para realizar o gesto de solidariedade no hemocentro.

LEIA TAMBÉM: Hemoce reduz tempo para doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas com incidência para malária

Além do Ceará, o Hemoce realiza o teste NAT Plus (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico), que foi produzido para detectar o material genético do vírus HIV, das hepatites B e C, e do plasmódio (malária) para os estados de Maranhão e Piauí. O laboratório NAT fica instalado na Unidade.

Envio de plasma para indústria

O Hemoce passou a enviar em 2022, por meio das unidades de Fortaleza e Sobral, plasma excedente (aquele não utilizado em transfusões) para a indústria. Os hemocomponentes são direcionados para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), onde serão usados na produção de hemoderivados como albumina – fundamental no tratamento de pacientes do SUS.

Cadastro de sangue raro

O Hemoce garante à população, há mais de dez anos, o serviço especializado de identificação de pessoas com tipos sanguíneos raríssimos. O Banco de Sangue de Doadores Raros do Hemoce possui 275 doadores de diferentes tipos sanguíneos raros no mundo. O Hemoce já encaminhou uma bolsa de sangue para a Colômbia, sendo o primeiro hemocentro do Brasil a direcionar o material para outro país.

Cadastro de Medula Óssea e apoio ao transplante

Neste ano, o Ceará comemorou a marca de 15 anos de transplante de medula óssea comemorando 760 procedimentos realizados no período. Os transplantes na rede pública são resultados da parceria entre o Hemoce e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

O Hemoce já cadastrou cerca de 225 mil voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome)

O hemocentro cearense é responsável por cadastrar os doadores de medula óssea no Ceará e cadastrou aproximadamente 225 mil pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome. O número de cadastros realizados pelo Hemoce é o maior das Regiões Norte e Nordeste.

Para a realização do transplante de medula óssea no Ceará, o Hemoce apoia realizando a triagem de candidatos, testes de compatibilidade, exames e coleta da medula por aférese. Também é feita a coleta células para transplante alogênico não aparentado em pacientes de outros estados e países. Até outubro deste ano, já foram feitas 112 coletas, sendo 67 para transplante de medula óssea em outros estados e 45 para outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia) – 14 ocorreram neste ano.

A cooperação entre Hemoce e HUWC já superou a marca de 769 transplantes de medula óssea realizados até o momento. O Ceará tem uma média de sobrevida dos pacientes transplantados de 95,3%, superior à média nacional, que atualmente é de 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Atendimento ambulatorial

O Hemoce é referência nacional no atendimento de pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Em todo o Estado, mais de 1.500 pessoas são acompanhadas. A sede, em Fortaleza, conta com o Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias e Transfusão. A sede em Fortaleza coordena e supervisiona o tratamento das unidades do Hemoce no interior do Ceará. A assistência é realizada pelos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu.

Victor Ferreira, 19, é acompanhado no Hemoce desde os seis meses de vida

Victor Ferreira, 19, conta que, após iniciar o tratamento, passou a ter uma melhor qualidade de vida. “Sou tratado no Hemoce desde os seis meses de idade, quando descobri que tinha hemofilia A grave. Os meus pais descobriram através do meu irmão, que tinha também, mas acabou falecendo. Quando nasci, meus pais já foram logo atrás de tratar. Naquela época não tinha tantos recursos, como o acesso ao fator e o atendimento multiprofissional que temos hoje, com a equipe de enfermagem, fisioterapia, odontologia e outros serviços que temos acesso aqui.”

O rapaz reconhece que o atendimento evolui cada dia mais, não só para os hemofílicos, mas também para pessoas de outras coagulopatias e hemoglobinopatias. “Os profissionais da instituição nos instruem de como seguir a vida tomando os devidos cuidados para que possamos levar uma vida normal e ter uma qualidade de vida”, destaca.

Centro de Diagnóstico Clínico

Em 2023, o Centro de Diagnóstico Clínico do Hemoce já realizou mais de 576.174 exames

O Hemoce possui uma rede de laboratórios especializados em diagnóstico em hematologia, o Centro de Diagnóstico Clínico – CDC. Atualmente, são realizados exames de hematologia, coagulação, imunologia, bioquímica, hormônios, biologia molecular, citometria de fluxo, citogenética, anatomia patológica de medula óssea e diagnóstico molecular de covid-19.

Além do CDC, o Hemoce possui ainda os laboratórios de Imunohematologia, Hemoglobina, Sorologia do doador e o laboratório de Histocompatibilidade – HLA. Os exames ofertados nestes laboratórios destinam-se aos pacientes do SUS atendidos na rede hospitalar e ambulatorial de administração direta da Sesa. Em 2023, o CDC já realizou mais de 576.174 exames.