Novembro Roxo: Saúde do Ceará fortalece a conscientização sobre a prematuridade

22 de novembro de 2023 - 17:04 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN e do Hias
Texto e fotos: Teresa Fernandes e Ana Lídia Coutinho

Nascidos antes das 37 semanas de gestação, os bebês prematuros precisam de uma atenção especial desde os primeiros minutos de vida. No Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, a Neonatologia é o setor especializado no atendimento a esse perfil de crianças. O hospital anualmente promove ações para reforçar a conscientização acerca da prematuridade durante o Novembro Roxo, mês dedicado a essa causa e que reforça os fatores de prevenção da prematuridade e os cuidados com os pequenos.

O setor promoveu neste ano uma apresentação da equipe multiprofissional, além de ações lúdicas com as mães dos bebês internados na unidade. O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, reforça que as ações são importantes para integrar as mães no tratamento dos bebês. “A Neonatologia é um espaço que trata essas, que são as nossas menores crianças, com um olhar diferenciado. Desejamos que as mães saiam daqui como multiplicadoras dessa atenção à causa da prematuridade”, destaca.

Espaço lúdico favorece às mães e profissionais trocarem palavras de carinho (Foto: Teresa Fernandes)

A Neonatologia do HRN conta com as unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN), de cuidado intermediário convencional (UCINCo) e de cuidado intermediário neonatal canguru (UCINCa). No primeiro semestre deste ano, 553 pacientes deram entrada na UTIN, dos quais 30% são prematuros tardios e 22% prematuros menores de 32 semanas. No mesmo período, foram 780 entradas na UCINCo, com 23% de prematuros.

Mães de bebês internados na Neonatologia do HRN foram homenageadas (Foto: Teresa Fernandes)

Gestação e nascimento

Mãe da pequena Hanna Ellen, que nasceu há cerca de 20 dias, a assistente administrativo Suellen Aurea Moura da Silva, 22, viveu uma experiência positiva com a gestação e o nascimento da filha no HRN.

Ela conta que começou a ser acompanhada em outubro e no início do mês de novembro, a filha nasceu. “Sei que é a profissão de cada um, mas agiram com muito amor e empatia. Eu nunca vou esquecer desse momento da minha vida”, diz.

Suellen Aurea, mãe da pequena Hanna Ellen, elogia atendimento recebido no HRN (Foto: Teresa Fernandes)

A coordenadora médica da Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN), Alexsandra Borges Fontenele, reforça a importância do pré-natal para prevenir a prematuridade. “O Novembro Roxo é o mês no qual damos foco para chamar a atenção para o pré-natal de qualidade que pode evitar a prematuridade ou ajudar com que esse bebê nasça o menos prematuro possível”, explica. Segundo a médica, os bebês prematuros têm mais complicações, mais riscos de eventos adversos como infecções, problemas respiratórios, neurológicos e no futuro atraso no desenvolvimento psicomotor, além de maior risco de mortalidade. “É importante trabalharmos o binômio mãe e bebê desde quando a mulher se prepara para engravidar”, completa.

Hias celebra o Dia da Prematuridade com evento sobre cuidados especializados

“O Hias desempenha um papel crucial no acolhimento e acompanhamento das crianças prematuras”, destacou a diretora-geral Fábia Linhares (Foto: Ana Lídia Coutinho)

Na manhã desta quarta-feira (22), o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Rede Sesa, reuniu profissionais de diversos setores da unidade para debater sobre os desafios enfrentados no cuidado com prematuros. O evento, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no último dia 17 de novembro, trouxe falas especializadas sobre neurocirurgia, cuidado humanizado nas unidades neonatais, apoio às mães e seguimento ao tratamento dos bebês.

A diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, ressaltou o compromisso do hospital com a prevenção da prematuridade e agradeceu à equipe de excelência envolvida neste trabalho. “Apesar de não sermos uma maternidade, desempenhamos um papel crucial no acolhimento e acompanhamento próximo das crianças prematuras, garantindo sua transição segura para outras unidades quando necessário”, afirmou.

O médico neonatologista Fernando Benevides, abordou a crescente incidência de prematuros extremos, provenientes muitas vezes de municípios do Interior do Ceará. Segundo ele, 12% dos nascidos vivos chegam ao mundo antes do tempo, requerendo cuidados específicos desde as 26 semanas de gestação, com adesão a protocolos rigorosos no Centro de Terapia Intensiva.

“Para isso, estimula-se a presença das mães, a amamentação e o contato pele a pele, além da colostroterapia, elementos fundamentais para o sucesso no tratamento”, detalhou.

Além disso, Benevides ressaltou a importância do acompanhamento especializado das equipes do Hias, composta por profissionais como neurologistas, cirurgiões, endocrinologistas, além de fisioterapeutas e fonoaudiólogos, dentre outras categorias.