HGCC amplia espaço de atenção ao recém-nascido prematuro

14 de novembro de 2023 - 17:09 # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

HGCC oferece cuidado ampliado para atenção ao recém-nascido

Os bebês prematuros e familiares atendidos pelo Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contam com um espaço ampliado e reestruturado para o cuidado até dois anos. O Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido Prematuro é um espaço destinado para acompanhar o recém-nascido de alto risco após a alta médica da Unidade Neonatal.

Os bebês atendidos pelo serviço nasceram prematuros, passaram por um longo processo de hospitalização ou, de alguma maneira, apresentaram atraso no desenvolvimento. “A gente trabalha para potencializar o desenvolvimento dessa criança, para que ela se torne um adulto funcional e que tenha qualidade de vida, mesmo que essa criança apresente alguma limitação”, explica Tayanne Norões, fisioterapeuta do HGCC.

A agricultora Anderlândia da Silva, de 27 anos, é uma das mães que utilizaram a nova sala com o atendimento prestado ao filho, o pequeno Miguel, de um ano e dois meses. “Graças ao acompanhamento da fonoaudióloga e da pediatra, o Miguel foi melhorando e foi conseguindo se alimentar pela boquinha. Antes, ele não conseguia e se alimentava por sonda. Eu fico muito feliz com o acolhimento que tenho aqui”, explica Anderlândia.

Serviço ambulatorial disponibiliza cuidado de fisioterapia e fonoaudiologia

A conquista de Miguel e da mãe dele é resultado de um trabalho ao longo de cinco meses de acompanhamento com os profissionais do HGCC. Com os novos espaços do Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido Prematuro, o serviço será fortalecido na unidade hospitalar e beneficiará mais famílias.

Qualidade na assistência

A neonatologista Tânia Figueredo acredita que a novo ambiente representa um cuidado maior e mais qualificado no atendimento aos pacientes. “Conquistamos uma equipe multiprofissional com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social, que se somaram aos médicos pediatras e neonatologistas; fizemos o curso de Denver; e estamos melhorando o atendimento desse lactente dentro dessas três novas salas, onde serão realizados os atendimentos da equipe multiprofissional”, destaca Tânia Figueredo.

O modelo Denver é um método de intervenção precoce em crianças com atrasos de desenvolvimento ou transtorno do neurodesenvolvimento, como o TEA.

Ampliação e reestruturação do espaço permitem serviços especializados

Benefícios

O Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido Prematuro significa uma prestação de serviço mais rápida e a otimização de tempo para famílias do interior, como a de Anderlândia da Silva, que mora em Ocara, distante 104 km de Fortaleza.

“O serviço é muito bom e prático. Os pacientes vêm para consulta e, assim que vemos necessidade, os encaminhamos para o acompanhamento multiprofissional. Com uma semana de espera, no máximo, as famílias começam a ser atendidas. Para as famílias do interior, é muito bom porque já fazem tudo aqui”, analisa Lívia Medina, pediatra da unidade hospitalar. Em média, o serviço de pediatria ambulatorial atende entre 500 e 600 crianças por mês.

Sobre o assunto, ouça a chefe do Centro de Neonatologia do HGCC, Ana Daniele Vitoriano: