HGCC oferece “Sala de Sensações” e “desfile” de bebês durante Semana de Prematuridade

1 de novembro de 2023 - 15:10 # # # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Foto: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), inicia, nesta segunda-feira (6), às 9h, a Semana da Prematuridade 2023, com o tema “Contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. A ação, que se estende até o dia 10 de novembro, promoverá debates, oficinas, debates e blitze educativas. O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro e, anualmente, o HGCC trabalha o tema com seus profissionais e pacientes.

A Semana da Prematuridade terá abertura no jardim interno do Hospital. O ponto alto do evento, que está em sua sexta edição, é o desfile de bebês egressos. A novidade deste ano é que os profissionais que cuidaram desses bebês também vão participar, portando fotos dos recém-nascidos do período de internação e após a alta. Os bebês da Unidade Canguru também irão participar do desfile, juntamente com os pais.

A sexta edição do desfile de bebês egressos contará com a particpação dos profissionais que cuidaram desses bebês (Foto: Thiago Freitas/  Arquivo HGCC)

Para Vitória Régia Nascimento, coordenadora de enfermagem do Centro de Neonatologia, as questões relacionadas à prematuridade são trabalhadas o ano inteiro e em novembro são intensificadas. “O objetivo da Semana da Prematuridade é sensibilizar os profissionais de saúde na forma do cuidado, de como ele trata o bebê. É uma maneira de engajar todos, inclusive familiares, sobre a importância do contato pele a pele” explica.

No mesmo dia, às 13h, uma roda de conversa com pais e familiares será realizada para sensibilizar sobre a importância e benefícios do contato pele a pele para os bebês, mães e pais. Já nos dias 7, 9 e 10 de novembro, a Semana de Prematuridade traz a “Sala de Sensações”, um local que simulará as sensações vividas no toque: a sensação térmica e afetiva que o contato pele a pele proporciona para o bebê. A dinâmica é direcionada para os profissionais de saúde para conscientizá-los sobre a importância da prática nos cuidados e atenção dos bebês.

Nos dias 7 e 9 de novembro, o setor de Acolhimento Materno também promoverá oficinas produtivas e confeccionará chaveiros alusivos à prematuridade. A ação será destinada às mães que acompanham os filhos internados, mães da Unidade Canguru e da Casa da Gestante.