Hospital Geral Dr. César Cals completa 95 anos em constante transformação

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica e fotos: Thiago Freitas

São 95 anos dedicados ao cuidado e à saúde do cearense. Ao longo dessa jornada, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tornou-se protagonista, sendo pioneiro em muitos serviços e técnicas que hoje são diferenciais no tratamento em saúde. Fundada em 31 de outubro de 1928, a unidade hospitalar mais antiga da rede estadual compromete-se com a promoção da saúde pública, o ensino e a formação de novos profissionais.

Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é pioneiro em muitos serviços e técnicas que hoje são diferenciais no tratamento em saúde

“O Hospital César Cals completa 95 anos com o espírito jovial, com muita vitalidade, com um padrão de assistência moderno, com pioneirismo, seguro e com disponibilidade à população; a cada ano a gente percebe uma melhora nesse quesito da segurança. Tem um atendimento de primeira qualidade e humanizado”, ressalta o diretor-geral, Adriano Veras Oliveira.

Os números do HGCC são expressivos a cada ano. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro de 2023, já foram realizados 3.084 partos, 12.983 atendimentos na emergência obstétrica, 56.996 consultas, 494.391 exames, 5.782 cirurgias e 9.084 internações.

Novos serviços

Além disso, serviços e procedimentos estão em constantes mudanças e implementações, tudo para oferecer mais atenção e qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Só nesse ano, o Hospital passou a contar com mais atenção para pacientes com diagnóstico de câncer, a partir do fortalecimento da Assistência Multiprofissional Ambulatorial (AMA) para pacientes com câncer, atendidos no ambulatório.

Só em 2023, já foram mais de três mil partos e quase 13 mil atendimentos na emergência obstétrica

Outras ações também merecem destaque como a implantação da visita multiprofissional, com assistência integrada multiprofissional, aos pacientes internados nas enfermarias de Clínica Médica; ampliação dos serviços de atenção ao recém-nascido com nova estrutura do Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido Prematuro, destinado aos bebês após a alta hospitalar, até dois anos; e a participação no Programa Saúde da Mulher, uma ação do Governo do Ceará em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará e a Secretaria das Mulheres, para atenção a mulheres com endometriose entre outras doenças.

São destaque ações como a implantação da visita multiprofissional, com assistência integrada multiprofissional, aos pacientes internados nas enfermarias de Clínica Médica

O diretor-geral reforça a importância da unidade hospitalar por meio de sua gama de serviços de alta complexidade e pela disponibilidade em atender sempre. “É um hospital que se caracteriza por nunca fechar as portas. Está sempre aberto à sociedade. É a maternidade que nunca fecha”, reforça Oliveira.

Vivência

José Orlando da Silva, agente administrativo com atuação no HGCC desde 1986, diz que não se percebe trabalhando em outro local. “Foi e é muito importante para mim poder trabalhar com vidas, com o cuidado na saúde dos pacientes”, diz. Ele é responsável por exames como ressonância, biópsias, realizados em outras unidades da rede estadual. Sua atuação começa cedo e ele tem orgulho em poder desempenhar sua função. “É uma satisfação poder fazer parte deste hospital há 37 anos”, revela.

Adriano Veras destaca ainda que “é uma instituição que tem padrão de atendimento amplo. A gente atende o cidadão cearense durante toda a sua vida, do pré-natal até o idoso com Alzheimer. Presta uma assistência ampla, multiprofissional, completa, ele é universal. Consegue dar respostas à sociedade em seus principais problemas”, finaliza.