Dia Mundial do AVC: HRC realiza ações de prevenção em Juazeiro do Norte

27 de outubro de 2023 - 14:51 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto e fotos: Cícero Dantas

A ação realizada na Praça do Romeirão contou com atividades laborais e aferição dos fatores de risco para o AVC

Para conscientizar e disseminar informações importantes sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu evento alusivo ao Dia Mundial do AVC, na praça do Romeirão, em Juazeiro do Norte. O dia é comemorado oficialmente em 29 de outubro.

A ação, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, foi marcada por atividades de orientação, prevenção e aferição dos fatores de risco para o AVC, além de ginástica laboral. Médicos, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem orientaram sobre como prevenir a doença, que pode ser evitada em 90% dos casos com o controle dos fatores de risco.

“Diabetes, hipertensão arterial, obesidade, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo são alguns dos principais fatores de risco da doença. Os principais sintomas do AVC são a dificuldade para falar, andar, formigamento ou fraqueza na face ou em um lado do corpo e tontura”, explicou o médico neurologista Saulo de França, coordenador de AVC do HRC.

Público pôde aferir pressão arterial e glicemia durante a ação

Frequentadora assídua do Projeto Saúde na Melhor Idade, organizado pelo Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, a aposentada Maria Celma aproveitou para tirar dúvidas sobre a doença. “Venho todos os dias fazer meus exercícios físicos aqui na praça. Foi muito importante a participação do Hospital [Regional do Cariri], para explicar sobre a doença, principalmente para nós, idosos, que temos mais riscos. A informação é sempre bem vinda e, hoje, todas nós saímos com informações valiosas”, agradeceu.

HRC é referência em tratamento de AVC

A cada 24 horas, aproximadamente três novos pacientes que sofreram AVC agudo dão entrada na emergência do HRC. A unidade é referência para os 45 municípios que compõem a macrorregião da saúde do Cariri.

“O atendimento no HRC funciona 24h por dia. Todos os pacientes que chegam na emergência com sintomas de AVC são triados para que possam ser atendidos o mais rápido possível. Isso inclui a realização de exames de imagem, como a tomografia e exames de sangue”, comentou o médico neurologista David Sampaio.

O AVC ocorre devido ao interrompimento ou redução significativa do suprimento de sangue que vai para o cérebro, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. A condição pode ser isquêmico, quando há obstrução do fluxo sanguíneo, ou hemorrágico, quando há rompimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro.

De acordo com o médico, o rápido atendimento é crucial para reduzir as sequelas da doença e melhorar a capacidade de recuperação. “O tempo é fundamental no atendimento do AVC. Por isso, é importante o reconhecimento dos sintomas. Porque o paciente precisa ser encaminhado o mais rápido possível ao hospital. O ideal é que o paciente seja atendido em, no máximo, 4h30, para que o tratamento promova melhores resultados”, orientou o neurologista David Sampaio.

Método “SAMU” contribui na identificação rápida dos sintomas de AVC

Sampaio explicou que os sintomas de AVC podem ser identificados rapidamente por meio do método “SAMU”. “O método “SAMU” consiste em quatro etapas simples: sorrir, para avaliar se existe falha de movimento; abraçar, para conferir se há fraqueza no movimento do braço; música, para ver se a pessoa consegue falar letras completas de forma normal; e, urgência, nesse caso, se perceber algum dos três sintomas anteriores, procurar atendimento médico com urgência”, explicou.