Projeto Sensações da CCC faz pacientes reviverem memórias da infância através do paladar

20 de outubro de 2023 - 16:22 # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto e fotos: Márcia Catunda

Projeto Sensações levou alegria aos pacientes da CCC

O Dia das Crianças já passou, mas todo dia é dia de voltar a ser criança. E nada melhor do que despertar as memórias da infância através do paladar. Pensando nisso, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), por meio do Projeto Sensações, promoveu nesta sexta-feira (20), uma manhã divertida aos pacientes da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A proposta é despertar memórias e alegria através do paladar, com cardápio especial com gostinho de infância

O Projeto tem a proposta de proporcionar aos pacientes sensações de prazer, nostalgia e alegria através das memórias ocasionadas pelo paladar dos alimentos. É voltado aos pacientes que estão em processo de reabilitação fonoaudiológica e se alimentam de forma oral ou por dieta mista (sonda + via oral).

A ação foi realizada de forma itinerante, ou seja, com a equipe levando as refeições até os leitos de cada paciente. O cardápio oferecido foi elaborado sob supervisão da equipe de Nutrição e Fonoaudiologia, além dos copeiros. Prevaleceram alimentos pastosos e sem necessidade de mastigação, como dindins e milkshakes adaptado. “Escolhemos alimentos com gostinho de infância e montados de forma saudável, atendendo aos critérios e necessidades nutricionais”, explica a nutricionista Kelly Sales.

Palhaços voluntários participaram da ação nesta manhã de sexta-feira

Além das opções oferecidas no cardápio, os pacientes tiveram a oportunidade de reviver memórias da infância e arrancar sorrisos com a apresentação de dois palhaços voluntários que promoveram malabarismo e diálogos humorísticos. “A ação também busca sair da rotina da alimentação padronizada e auxiliar na reabilitação desses pacientes, deixando o momento mais leve”, complementa a fonoaudióloga Cintia Oliveira.