II Simpósio de Cuidados Paliativos do HGF reforça a importância do cuidado integral do paciente

20 de outubro de 2023 - 11:20 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins
Arte gráfica: Josias Jeronimo

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza no próximo dia 30 de outubro a segunda edição do Simpósio de Cuidados Paliativos da unidade. Aberto ao público, o evento tem como objetivo expandir a cultura de cuidado integral do paciente junto às equipes do hospital e compartilhar os resultados positivos da assistência paliativa nos últimos meses.

“Cuidados Paliativos não é sobre assistir pacientes em fim de vida, é sobre oferecer dignidade a pessoas por meio de uma abordagem integral que contempla o tratamento de dores físicas, emocionais e espirituais”, destaca a médica geriatra e coordenadora de Cuidados Paliativos do HGF, Raisa Carvalho. “Nossa ideia é capacitar todas as equipes do hospital para que esse cuidado seja expandido”, complementa.

Em junho deste ano, o HGF recebeu o Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar. A iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) tem como objetivo capacitar a equipe de profissionais da unidade com metodologias para fortalecer o bem-estar e a dignidade de pacientes com doenças crônicas e ameaçadoras à vida.

LEIA MAIS: Cuidados Paliativos: HGF recebe programa de consultoria do Hospital Sírio-Libanês

“Tem sido uma grande oportunidade de oferecer às equipes um embasamento teórico-prático com planos de ação voltados para assistência em Cuidados Paliativos básicos”, reforça a médica. Na atual fase, o programa vem contemplando os serviços de Emergência, Ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Inscrições

O II Simpósio de Cuidados Paliativos do HGF será realizado no Auditório Principal do hospital, das 8h às 17h. As inscrições para o evento são gratuitas e abertas ao público de profissionais e estudantes da área da Saúde. Para preencher o formulário de inscrição, basta clicar aqui.

Confira a programação completa