Apresentação teatral aborda uso excessivo de telas com os pacientes do Hias

18 de outubro de 2023 - 11:11 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho

Pacientes do Hias saíram um pouco da rotina hospitalar e entraram no mundo do teatro com apresentação sobre dispositivos eletrônicos

Por ocasião da programação do Dia das Crianças, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, nesta segunda (16) e terça (17), o projeto “Viva a Vida”. O enredo da apresentação teatral, formada por personagens representantes dos cinco sentidos, alerta crianças e suas famílias sobre os riscos à saúde associados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

“Este é um alerta para os pais, mães e crianças que acompanham a peça, que não fiquem limitados ao tablet, ao celular, à televisão e ao computador. Eles são importantes, mas com limites. Crianças com até dois anos não devem ter acesso às telas e, a partir de dois anos, somente com restrição de até duas horas por dia”, afirmou o médico pediatra Osmiro Barreto.

Segundo Fábia Linhares, diretora-geral do Hias, as atividades lúdicas da iniciativa têm o poder de instigar sentimentos de alegria e esperança não apenas nas crianças hospitalizadas, mas também em suas famílias, que enfrentam desafios de saúde e uma rotina hospitalar. “Ações assim fazem toda a diferença para o nosso hospital, pois possibilitam que as crianças vivam experiências felizes, proporcionando trocas e aprendizados”, disse.

Érica Lima, mãe do Henry Lucas, paciente do Hias de apenas 5 meses, considera importante ter conhecimento sobre o tema abordado na peça

Quem acompanhou a primeira apresentação foi Érica Lima, mãe do Henry Lucas, paciente do Hias de apenas 5 meses. Mesmo com a pouca idade do filho, ela achou importante já ter conhecimento sobre o tema: “Esse tipo de ação educativa deveria acontecer sempre, para nos alertar sobre o uso de telas, não prejudicar o desenvolvimento das crianças e usar apenas o tempo certo. Obrigada pela orientação e por nos momento de distração, nesse ambiente que é tão desafiador”, disse.

Já no segundo dia, Natália da Conceição e seu filho Yuri, 6, assistiram à peça na recepção no Centro Pediátrico do Câncer. “Foi muito legal, pois as crianças interpretam de uma forma que diverte e faz elas prestarem atenção na mensagem. É muito difícil controlar o tempo de tela, mas estou empenhada em colocar essa regra “, declarou.