Sesa realiza webinar com foco em controle de sífilis congênita

16 de outubro de 2023 - 12:08 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Bárbara Danthéias
Arte Gráfica: Letícia Maria

Para descobrir se tem sífilis, paciente pode fazer teste rápido gratuito na unidade de saúde mais perto de casa (Foto: Bárbara Danthéias)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta terça-feira (17), um webinar sobre os desafios para o controle da sífilis congênita no Ceará. Voltado para os profissionais da Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde e gestores municipais, o evento acontecerá de forma on-line, a partir das 14h, através do link: https://meet.google.com/mev-hurq-fro.

O webinar será apresentado por Léa Maria Moura Barroso Diógenes e contará com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Maria Cabral e da orientadora da Célula de Prevenção e Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da Sesa, Juliana Borges, que farão a abertura deste evento. A programação seguirá com os palestrantes Surama Valena, Vilani Matos e Carlos André, que abordarão estratégias importantes para o controle dessa doença.

Segundo a articuladora do Grupo de Trabalho sobre IST/Aids e Hepatites Virais da Sesa, Vilani Matos, o objetivo do webinar é sensibilizar os profissionais de saúde para o atendimento correto da gestante, assim como o diagnóstico, tratamento e monitoramento da sífilis. “Nossa principal intenção é evitar a transmissão vertical, que ocorre da mãe para o filho”, destaca.

Hoje, de acordo com Vilani Matos, um dos principais desafios no combate à doença é garantir que a gestante chegue à maternidade no momento do parto, com tratamento adequado e registro desse tratamento. “Outro grande desafio é o monitoramento das grávidas, especialmente quanto à realização dos exames mensais e a aplicação da penicilina na atenção básica”, ressalta.

Webinar Desafios para o controle da sífilis congênita no Ceará

Data: 17 de outubro (terça-feira)

Horário: às 14h

Link de acesso:  https://meet.google.com/mev-hurq-fro.