Paciente é operada no dia do aniversário e equipe do HRSC celebra data
10 de outubro de 2023 - 16:30 #aniversário #cirurgia #Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) #HRSC #humanização #paciente
Assessoria de Comunicação do HRSC
Texto e Fotos: José Avelino Neto
A paciente foi recepcionada com festa no centro cirúrgico; clima descontraído traz resultados positivos
A agricultora Maria Weides da Silva ganhou o melhor presente no dia do seu aniversário: a sua saúde de volta. Internada no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ela foi submetida a uma cirurgia para corrigir uma fratura de fêmur no mesmo dia em que completou 68 anos.
Natural de Fazenda Jacaúna, na zona rural de Boa Viagem, Maria Weides conta que tem o hábito de sentar-se no alpendre de casa em uma cadeira que ela traz arrastando da cozinha. No final de agosto, acabou caindo. “Quando eu fui puxando a cadeira, ela veio com tudo, eu tive um susto, e caí“, relata.
Depois de ser regulada ao HRSC e avaliada pela equipe do setor de traumato-ortopedia, a cirurgia foi marcada para o último dia cinco de outubro, a mesma data em que a agricultora comemorava 68 anos. Sabendo da coincidência, os colaboradores do Centro Cirúrgico ambientaram o espaço com balões, mensagens e até chapéus de festa infantil.
Na chegada para o pré-operatório, Maria Weydes foi recebida com festa e direito a parabéns para você. O clima de alegria entusiasmou a paciente e a deixou mais confiante. “Eu gostei bastante do pessoal aqui e, com fé em Deus e em São Francisco do Canindé, vai dar tudo certo“, disse, antes de ser levada para a cirurgia.
Resultado positivo
O diretor da gestão e do cuidado do HRSC, Leonardo Miranda, destacou que, independente da patologia, uma internação é sempre carregada de angústia. “Por isso, estar em um ambiente acolhedor torna a estadia mais leve e, sem dúvidas, traz benefícios para recuperação do paciente. Ações assim são muito comuns no HRSC, resultado da empatia dos nossos profissionais, o que é motivo de orgulho“, conta o médico.
O cirurgião-ortopedia responsável pelo procedimento, Marcos Acioli, lembrou que a cirurgia, embora delicada por conta da idade da paciente, foi necessária. “É importante para melhorar a qualidade de vida e para resolver a dor“, explica.
A cirurgia teve sucesso e, no último sábado (7), Weides já estava de alta. Ela passa bem e se recupera em casa. O médico Marcos Acioli lembra que quedas são sempre um risco e por isso é preciso estar sempre em alerta. “Esse caso serve de exemplo para outros pacientes que têm a mesma faixa etária, para adotar mais atenção no dia a dia, quanto ao risco de queda e à prevenção de uma fratura”.