HGWA comemora Semana da Criança com programação especial para pacientes da ala infantil

10 de outubro de 2023 - 14:36 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

 A equipe de pediatria do HGWA utilizou adereços e brincadeiras para tornar o momento mais lúdico 

As crianças internadas no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebem programação especial alusiva ao Dia das Crianças durante toda esta semana. A equipe das clínicas pediátricas preparou atividades variadas, que iniciaram nesta segunda-feira (9) com a visita do projeto “Sexteto de 4 patas” que levou cachorros para visitar pacientes no hospital. O HGWA tem duas clínicas pediátricas com capacidade para 66 leitos. Possui ainda uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI PED) com oito leitos.

A programação contou com a visita do projeto ‘Sexteto de 4 Patas’ que leva cachorrinhos para unidades hospitalares

Criado pela cearense Luciana Athayde, o projeto tem como proposta levar a alegria dos animais para diversos locais, entre eles, hospitais, com a chamada “Pet Terapia”. No mesmo dia, as crianças ganharam também kits de arte em gesso para pintura.

Profissionais da residência médica fizeram um momento de palhaçoterapia com os pequenos internados

Ainda na programação, nesta terça-feira (10) houve ação dos médicos residentes com o projeto “Palhaçoterapia” e entrega de presentes. À tarde a surpresa ficou por conta do Cine-Pediatria, com a exibição de um filme para todas as idades, com direito a suco e pipoca.

Na quarta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, a programação será por conta da banda do projeto Borboleta, com apresentação de balé e distribuição de presentes. As crianças da Unidade de Cuidados Especiais (UCE) irão participar ainda de uma sessão fotográfica feita pelo fotógrafo voluntário Sândalo Costa. As imagens serão enviadas, posteriormente, para os pais. No dia 12, os pequenos vão receber a alimentação do dia temática, com marmitinhas personalizadas por desenhos.

A médica pediatra paliativista do HGWA, Márcia Degobi, conta que a programação surgiu da oportunidade de tornar esse momento de internação das crianças menos difícil e não deixar passar em branco essa data tão significativa para os pequenos pacientes.

Fizemos, dentro do possível, a transformação desse momento. A proposta foi sair da rotina hospitalar, distanciar eles um pouco do medo da injeção, do efeito colateral do remédio e minimizar a saudade dos amigos e da escola. Percebemos ainda a gratidão nos olhos deles e dos adultos, de como é bom esse cuidado com os filhos deles“, explica.

A coordenadora de enfermagem da Pediatria, Karla Leite, reforça que esses três dias de programação têm como principal intuito proporcionar um momento lúdico com os pacientes. “Toda a equipe participa: técnicos, enfermeiros, residentes, médicos e equipe multi. Isso melhora a terapia de internação, mostra o carinho dos profissionais com os pacientes e torna o ambiente hospitalar ainda mais acolhedor e humanizado”, completa.