Outubro Rosa: HMJMA disponibiliza exames de mamografias para colaboradoras

6 de outubro de 2023 - 14:43 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Suzana Mont'Alverne
Foto: Suzana Mont'Alverne e Carlos Alberto Jr.

A mamografia é o principal exame para detectar anormalidades na mama (Foto: Suzana Mont’Alverne)

A campanha Outubro Rosa começou também no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), em Fortaleza. O movimento internacional incentiva a prevenção e busca pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a busca ativa será feita com as colaboradoras por meio de exames de mamografia.

O tumor na mama é o mais comum entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ainda segundo o órgão, as mulheres que fazem o exame sistematicamente aumentam em quase 90% as chances de cura da doença, caso haja o diagnóstico.

Para a diretora técnica do HMJMA, Ângela Rocha Mapurunga, o hospital tem também o compromisso de cuidar de quem se dedica diariamente à população. “É uma ação importante de prevenção e de incentivo sobre os cuidados com a saúde”. As  colaboradoras que têm entre 50 e 69 anos de idade serão contempladas.  A faixa etária é indicada pelo Ministério da Saúde para a mamografia de rastreio.

Além dos exames, as colaboradoras terão ainda acesso a informações importantes sobre o autocuidado, que inclui idas regulares ao médico, uma boa alimentação e a prática de exercícios. As palestras acontecerão às quartas-feiras do mês de outubro.

Centro de Imagem

O HMJMA possui um Centro de Imagens com agendamentos via Central de Regulação do Estado. No ano passado mais de 1.600 mamografias foram realizadas no serviço.

Ultrassonografia, densitometria óssea, tomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, raios-X, biópsia de próstata e biópsia de tireóide também são exames disponibilizados para a população no hospital. Mais de 25 mil exames foram realizados na unidade em 2023.

Outubro Rosa na Saúde do Ceará

As Policlínicas Regionais dos municípios de Limoeiro do Norte, Itapipoca, Pacajus, Maracanaú, Tauá, Caucaia e Iguatu vão funcionar nos sábados de outubro, a partir deste dia 7, para ações de prevenção ao câncer de mama. Além dessa ampliação no atendimento, a secretaria da Saúde do Ceará ainda abriu um incremento de 29% na oferta de mamografias e de 40% nas ultrassonografias de mama para todo o Estado.

Uma parceria entre a Sesa e a Secretaria das Mulheres no Outubro Rosa inclui atividades de conscientização para prevenção em locais públicos da capital e do interior, palestras na Casa da Mulher Cearense, seminários com colaboradores e uma corrida a ser realizada no próximo dia 29 de outubro, na Avenida Beira Mar. As inscrições para a corrida já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), parceiro do evento.

Fachadas da Sesa e de outros órgãos públicos estão com iluminação cor-de-rosa durante todo o mês de outubro (Foto: Carlos Alberto Jr.)