Sesa realiza oficina para alinhar rede de atendimento à pessoa vivendo com HIV/Aids no Ceará

3 de outubro de 2023 - 17:20 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Kelly Garcia

A Saúde do Ceará promove, até esta quarta-feira (4), a Oficina de Alinhamento da Rede de Atenção à pessoa vivendo com HIV/Aids, no Hotel Meridional, no bairro Aldeota. Nesta terça-feira, a programação incluiu várias mesas temáticas sobre vigilância em saúde; o cenário epidemiológico da doença, com o secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto (Tanta); e a assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS na Região de Saúde de Fortaleza, com o superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Ícaro Borges.

Além disso, foi feita uma exposição dialogada, com o tema “Fortalecimento do cuidado com as pessoas vivendo com o vírus: atualizações recentes para a garantia de acesso”, com o médico infectologista e assessor especial da SRFOR, Lino Alexandre. No encerramento, ainda foi realizado um trabalho em grupo, com a construção do Plano de Ação de Cuidados na Região de Saúde de Fortaleza.

A coordenadora das Redes de Atenção à Saúde da Sesa, Rianna Nobre, representou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, no evento. Em sua fala, ela destacou a importância de se investir na regionalização do atendimento. “O paciente ser cuidado mais próximo da sua casa é muito importante, porque traz mais conforto. Eu pude presenciar isso nas policlínicas da região de Fortaleza”, disse.

Segundo a gestora, a oficina teve o objetivo de aprimorar o cuidado com as pessoas vivendo com o HIV/Aids. “A ideia desse encontro é entender como está organizada toda a rede de atenção a essas pessoas e, além disso, possibilitar a descentralização desse tipo de cuidado, através da regionalização, nas policlínicas, como um importante ponto da rede e fortalecendo-as como um potencial, para prestar cuidado a esses pacientes, para que consigam receber esse atendimento mais próximo de casa”, destacou.

Para a articuladora do Grupo de Trabalho sobre IST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais do Ceará, Vilani Matos, a intenção é ofertar um atendimento ainda mais completo a essa população. “Queremos sair daqui trabalhando em rede para o paciente ter acesso a todos os pontos da assistência, desde o momento do diagnóstico, a realização dos exames, o tratamento, que deve ser imediato após o diagnóstico, e também o seu monitoramento, como o preconizado pelos profissionais, que estão atendendo de forma multiprofissional”, explicou.

Vilani Matos também chamou a atenção dos participantes para a necessidade da testagem do HIV, especialmente na gravidez, para evitar a transmissão vertical e também a ampliação da distribuição de preservativos. “A testagem rápida deve ser oferecida às gestantes, sem que elas precisem pedir, para garantir um parto seguro, sem risco de transmissão para o bebê e os preservativos devem ser disponibilizados em mais pontos de fácil acesso, não apenas nas unidades de saúde, para evitar o contágio, principalmente entre os mais jovens”, finalizou.

Programação

Nesta quarta-feira (4), segundo dia de oficina, a enfermeira e coordenadora do Serviço de Atendimento à pessoa vivendo com HIV em Aquiraz, Analice Rodrigues irá palestrar sobre a experiência exitosa do atendimento municipal às pessoas que vivem com HIV/Aids naquele município. Em seguida, os presentes farão um trabalho em grupo, para construir juntos o plano de saúde de Fortaleza para as pessoas vivendo com HIV/Aids.