HGWA é certificado com nível 3 em excelência pela Organização Nacional de Acreditação

3 de outubro de 2023 - 16:47 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

O HGWA, localizado em Messejana, recebeu em novembro o prêmio de segundo melhor hospital público do país

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), localizado em Messejana, foi acreditado com excelência, nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A unidade hospitalar atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão. O HGWA é o único hospital público de Fortaleza acreditado e faz parte da lista dos 42 hospitais públicos brasileiros com o título máximo.

Uma equipe da ONA, formada por cinco avaliadores, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), esteve presente na unidade para avaliar os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão. Também é exigido que o hospital demonstre ciclos de melhorias e maturidade institucional. Ao todo, são três níveis. Anualmente, a unidade, com o nível máximo, passa por uma manutenção do certificado. A cada três anos, como foi neste ano, o hospital passa por uma avaliação para ser recertificado.

Registro das comemorações, após a confirmação da recertificação nível 3

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, reforça a alegria e o sentimento de orgulho em receber o resultado. “Essa é a terceira vez que passamos por uma recertificação nível 3. É uma alegria muito grande. É fruto do trabalho de todos os colaboradores, da ponta assistencial ao administrativo e representa o cuidado com cada paciente que é oferecido aqui”, afirma.

Para a gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, o resultado faz parte de um processo que reflete a maturidade nos processos de gestão. “Todos os gestores estão muito apropriados dos seus processos, trabalhando através de modelos de melhoria contínua baseados na qualidade e segurança. Também foi lindo de se ver o quanto os colaboradores da assistência que tiveram oportunidade de participar de alguns desses momentos e serem ouvidos pelas avaliadoras, externarem o quanto são felizes em fazer parte da família HGWA, e o quanto entendem sobre a importância de fazer o seu melhor, promovendo a qualidade e a segurança dos nossos pacientes”, pontua.

A técnica de enfermagem que atua na clínica cirúrgica do HGWA, Sara Moreira, foi uma das colaboradoras que teve a oportunidade de participar do processo de avaliação durante os três dias que os avaliadores passaram no hospital. O sentimento de pertencimento e orgulho em ter feito parte dessa classificação é evidente em sua fala.

“Quando me perguntam onde trabalho, em qual hospital trabalho, tenho um imenso orgulho em dizer que trabalho no HGWA, um hospital acreditado. Em todo meu tempo de Enfermagem, o HGWA foi e continua sendo uma das experiências mais enriquecedoras. É muito gratificante proporcionar assistência qualificada e segura, logo, isso só é possível acontecer quando te proporcionam meios. O processo de acreditação é uma das possibilidades enriquecedoras que o hospital possui para proporcionar isso. Vai muito além de protocolos, muito além de um título, indica responsabilidade e compromisso com a segurança assistencial e a ética envolvida nos processos com os pacientes, familiares e funcionários.”, destaca.

Durante três dias os avaliadores passaram por todos os setores da unidade hospitalar

Segundo melhor hospital

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) completará 21 anos de fundação em dezembro deste ano. Em novembro de 2022, o HGWA recebeu o prêmio de segundo melhor hospital público do Brasil. O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos, além de administrativo. Entre os serviços ofertados pelo HGWA, estão internações, cirurgias, consultas e exames.