Cuidados Paliativos: HGF celebra casamento de paciente em enfermaria

3 de outubro de 2023 - 08:53 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

Cerimônia civil e religiosa foi realizada no hall da enfermaria pós-cirúrgica do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, na última segunda-feira (2), o casamento do paciente em cuidados paliativos Deusdedith Gomes, de 64 anos. Internado no hospital desde o último dia 11 de setembro, ele compartilhou com a equipe do serviço de Cuidados Paliativos (CP) o desejo de oficializar o casamento com a companheira, Lucinete Vieira, 62.

“Foi uma das questões trazidas pelo paciente, de como ele gostaria de ser cuidado. Então providenciamos um casamento simples, mas rodeado de muitas pessoas queridas e de muito amor”, ressaltou a médica e coordenadora de CP do HGF, Raisa Carvalho.

A assistência da equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos consiste em proporcionar qualidade de vida a pacientes e familiares diante de uma doença que ameaça a vida. “As pessoas costumam falar de preparação para a morte, mas nós tratamos da vida. Nosso trabalho vai além do controle de sintomas. Nós acompanhamos todo o cuidado com o paciente, valorizando sempre a dignidade e as virtudes dele”, reforçou Raisa.

Celebração contou familiares dos noivos e profissionais de saúde que atendem Deusdedith

O matrimônio foi realizado nas esferas civil e religiosa com o suporte da Comissão Ecumênica do HGF, da juíza de paz Toia Vasconcelos e do padre Alex Ludo Hulsmans, da Paróquia São José. Também deram suporte a toda a preparação da celebração os profissionais da enfermaria pós-cirúrgica da Emergência, onde o paciente se encontra internado.

“Foi um pedido surpresa depois de ele conversar com a equipe. Mas, quando é amor, a gente aceita”, compartilhou Lucinete, que mantém relacionamento com Deusdedith há sete anos. “Só tenho gratidão por toda a ajuda que recebemos aqui no HGF. Agora quero levar ele para casa bem, se Deus quiser”, acrescentou a esposa.


Equipe de Cuidados Paliativos do HGF celebrou o evento com Deusdedith e Lucinete

A equipe multidisciplinar de CP do HGF é composta por oito médicos, três enfermeiras, três psicólogas, duas assistentes sociais, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. Além da atuação na enfermarias, o serviço atende de forma ambulatorial nas quartas-feiras, no turno da tarde. O acesso ao serviço é por meio da Central de Regulação da Sesa.

Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Celebrado anualmente no segundo sábado do mês de outubro, o Dia Mundial de Cuidados Paliativos destaca a importância de proporcionar conforto, dignidade e qualidade de vida a pacientes que enfrentam doenças graves e/ou terminais. A data deu origem a uma campanha anual da The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental dedicada ao desenvolvimento de CP em todo o mundo. Este ano, o tema é Comunidades Compassivas: Juntas pelos Cuidados Paliativos.