Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará ganha reforço dos Vapt Vupts de Messejana e Antônio Bezerra aos sábados

30 de setembro de 2023 - 15:34 # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão - Casa Civil
Fotos: Hiane Braun - Casa Civil
Arte gráfica: Iza Machado

Com estratégia de aproximar população dos locais de vacinação, Ceará espera imunizar cerca de dois milhões de crianças e adolescentes

Em todo o Ceará mais de 2.500 salas de vacinação vão funcionar durante a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, que começou neste sábado (30) e segue até 14 de outubro. Para ampliar o atendimento em Fortaleza, o Governo do Ceará abriu as salas de vacina dos Vapt Vupts do Antônio Bezerra e Messejana aos sábados neste período.

O governador Elmano de Freitas participou da abertura da Campanha na unidade do Antônio Bezerra, acompanhado da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, entre outras autoridades.

Vacina é proteção

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para manter o Ceará em condições de eliminação e controle das doenças é alcançar 90% do público-alvo vacinado com BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes.

Para isso, todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante as três semanas da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para covid-19.

Desde os primeiros meses de vida, Beatriz Ketlen Gomes recebe as vacinas necessárias. Agora, aos 11 anos, ela faz questão de mostrar a caderneta de vacinação. “Eu digo às famílias que tragam as crianças, porque é importante que elas fiquem protegidas”, afirmou Francisca Jasilene Gomes, de 44 anos, que levou a filha Beatriz ao Vapt Vupt do Antônio Bezerra.

Os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas.

Caso não possua ou tenha perdido a caderneta, a criança também poderá ser identificada por outros documentos e ter a indicação vacinal via sistema. Por isso, a perda da caderneta não é impedimento para que a criança seja atendida.

João Pedro, 5, e João Carlos, 9, também chegaram bem cedo ao Vapt Vupt, acompanhados da mãe, Vanuza Vitor, 41. “Meus filhos são hiperativos e eu sei como é importante a saúde deles. Não deixo de levá-los para vacinar”, garantiu.

Avançar na cobertura vacinal

O governador Elmano de Freitas reforçou que o Ceará já é referência em cobertura vacinal, mas é necessário a população se engajar também nessa Campanha. “O Ceará tem um destaque muito grande na vacinação, com a dedicação dos profissionais de saúde em todas as regiões do estado. Pedimos que todos os responsáveis levem suas crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, para fazer a imunização. É muito importante a nossa responsabilidade individual e coletiva. Nossa meta é vacinar dois milhões de crianças e adolescentes”, pontuou.

A secretaria Tânia Mara Coelho detalhou o esforço para que o Ceará avance mais nos indicadores de imunização e reduza os riscos de reintrodução de doenças que já foram erradicadas ou controladas. “Além dos Vapt Vupts, que estarão abertos aos sábados, em Fortaleza temos 20 postos funcionando para vacinação. O Interior do estado também está mobilizando. O Ministério passou recurso extra para fazer campanha de mobilização e novas estratégias, porque a gente tem que levar a vacina para mais próximo possível do cidadão”, disse.

Além dos postos de saúde, as secretarias municipais realizam estratégias adicionais para melhor adesão à imunização, por meio da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.

Na próxima segunda-feira (2), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Educação, Camilo Santana, estarão em Fortaleza para o lançamento oficial da Campanha Nacional de Multivacinação.

Referência

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde (MS), apesar das quedas nas coberturas vacinais após o ano de 2019, com a intensa mobilização desempenhada pelos municípios observa-se uma melhoria nos resultados após o ano de 2022.

De acordo com os dados do primeiro trimestre de 2023, o Ceará apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacinal, tais como BCG (com porcentagem de 93%), pentavalente (84%); poliomielite (84%), pneumocócica 10 (84%); rotavírus (81%), meningocócica C (81%) e tríplice viral (D1) (89%). Os dados estão disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do MS.

Além disso, é importante ressaltar a necessidade da homogeneidade desses resultados em todo território estadual, assim como também a oportunidade dos serviços em resgatar o grupo-alvo para vacinação no tempo adequado previsto para cada dose do esquema vacinal.