Vacinação é proteção fundamental para crianças e adolescentes no Ceará; campanha de Multivacinação começa neste sábado (30)

29 de setembro de 2023 - 09:58 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto: Ana Lídia Coutinho
Fotos: Ana Lídia Coutinho e Tiago Stille (Casa Civil)

Elaine Soares e sua filha, Hadassa, 2, aguardam alta no Hias após pequena ter sido internada com pneumonia (Foto: Ana Lídia Coutinho – Hias) 

Há aproximadamente um mês, Elaine Soares passou por um período angustiante quando sua filha Hadassa Emanuele, de apenas 2 anos de idade, precisou ser internada de urgência no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Uma tosse que ela tentou tratar em casa e parecia ser um simples resfriado, transformou-se rapidamente em uma pneumonia grave, acompanhada de um derrame pleural.

Nesta sexta-feira (29), ambas comemoram a alta e voltam para o município de Tabuleiro do Norte, onde residem, após a pequena ter se recuperado de uma cirurgia de emergência no pulmão. Elaine considera que a vacinação atualizada da filha evitou um agravamento maior. “Ela está com as vacinas em dia e sei que isso contribuiu para a sua recuperação mais rápida e segura”, destaca a mãe, aliviada.

O caso de Hadassa é um lembrete de que, no Ceará, onde doenças respiratórias em crianças e adolescentes são comuns, sobretudo no primeiro semestre do ano devido a sazonalidade, a vacinação é a ferramenta preventiva mais eficaz para evitar situações potencialmente fatais. Conforme a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, é essencial que os pais estejam cientes das vacinas disponíveis e que sigam o calendário de vacinação recomendado pelas autoridades de saúde.

“Neste ano, quando o Programa Nacional de Imunização completa 50 anos de conquistas na saúde pública com vacinas altamente seguras e eficazes, é muito importante que a gente possa ter essa consciência sobre a importância da vacinação como forma de proteção individual e coletiva. Dessa forma, poderemos retomar as coberturas vacinais e alcançar melhores índices da vacinação em todo o território cearense”.

Campanha Nacional de Multivacinação começa neste sábado (30) no Ceará e em mais cinco Estados do País

Crianças e adolescentes são o público-alvo da campanha (Foto: Tiago Stille – Casa Civil) 

A Campanha Nacional de Multivacinação, que se inicia neste sábado, 30 de setembro, e segue até 14 de outubro, chega aos postos de saúde dos 184 municípios do Ceará. Nesse período, os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas. Caso não possua ou tenha perdido o documento, a criança também poderá ser identificada via sistema.

O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ideia é avançar nos indicadores de imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas.

A campanha prevê a aplicação de todos os imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação, dentre eles, a proteção contra doenças graves como sarampo, poliomielite e covid-19. “Na última campanha nacional de multivacinação realizada no Ceará, o Estado, através das suas 2.500 salas de vacinas, aplicou mais de 500 mil doses, e cerca de 245 mil pessoas foram vacinadas”, recorda Ana Karine.

Quem reforça o pedido para que os pais e mães vacinem os filhos é a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que garante a aplicação de todas as vacinas necessárias para proteger o público-alvo. “A campanha se inicia no dia 30, sábado, e nós estaremos lá às 8 horas da manhã, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, que vai funcionar até 16h30, em Fortaleza. Teremos mais vinte postos de saúde funcionando para a população. No dia dois de outubro, na próxima segunda-feira, teremos aqui o ministro da Educação, Camilo Santana, e a nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade, fazendo o lançamento também da campanha numa escola aqui de Fortaleza. Já no dia sete, nós teremos o grande Dia D de Vacinação, quando nós estaremos mobilizando o Estado para que todos possam vacinar suas crianças e adolescentes”, conclui.

Ouça a secretária:

LEIA MAIS: Vacinar é proteger: Campanha de Multivacinação no Ceará começa neste sábado (30).

Serviço

Campanha Nacional de Multivacinação
30 de setembro a 14 de outubro
Locais: Postos de Saúde de todo o Estado e Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana

Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)

Além das salas de vacina nos postos de saúde, a rede Sesa também conta com Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Os equipamentos desempenham um papel fundamental ao garantir o acesso da população com imunodeficiência congênita ou adquirida e outras condições especiais de saúde, a imunobiológicos específicos para prevenir doenças incluídas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os CRIE também realizam a investigação de eventos adversos graves relacionados à vacinação, contando com apoio hospitalar e laboratorial para essa finalidade. O acesso ao serviço é gratuito, disponível pela rede Sesa no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e no Hospital Geral de Fortaleza HGF). Basta apresentar prescrição médica, apresentação de cartão de vacinação e documento com foto.

Serviço

CRIE Hospital Infantil Albert Sabin
Rua Tertuliano Sales, nº 544, Vila União – Fortaleza/CE
(85) 3101-4265 | (85) 3101-4200

CRIE Hospital Geral de Fortaleza
R. Ávila Goularte, 900 – Papicu, Fortaleza/CE
(85) 3101.3248