Clínica psiquiátrica do HRVJ completa um ano com atendimento centrado no paciente; seminário celebra o marco

25 de setembro de 2023 - 15:40 # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza

Pacientes são acolhidos na Clínica Psiquiátrica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ)

A Clínica Psiquiátrica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é um local de acolhida. É o que diz a ex-paciente T. A, de 29 anos, internada duas vezes no local. A dona de casa foi uma das 184 que passaram pelos leitos da psiquiatria no primeiro ano de funcionamento do setor.

O serviço é novidade em um hospital geral do Estado. É também a materialização de um sonho, dada a necessidade que a região apresentava antes da chegada do serviço. “Hoje me sinto melhor. [Ainda] tenho algumas crises, [em que] muitas vezes consigo me controlar e algumas preciso de ajuda”, explica.

O setor recebe pessoas das macrorregiões do Vale do Jaguaribe, do Litoral Leste e do Sertão Central. As principais causas de internação são esquizofrenia, transtorno depressivo, transtorno bipolar e transtornos mentais por uso de álcool e outras substâncias.

As equipes prestam atendimento holístico a pacientes e familiares, da internação até a alta hospitalar. Assim, estabelece-se uma relação de proximidade, confiança e segurança, conexão que ajuda na promoção da saúde, com terapia centrada na pessoa.

”[Eu] faço uso de medicações para me ajudar no meu dia a dia. Meu quadro tem melhorado bastante e tenho muita gratidão pelo período que estive na clínica psiquiátrica HRVJ, por todo o acolhimento. Nós não estamos sozinhos. Obrigada a todos que fazem parte dessa unidade”, destaca T. A.

As estratégias adotadas auxiliam na mudança de condutas e na adesão ao tratamento.Com oito leitos, são atendidos, em média, seis pacientes por mês, com tempo de internação entre sete e 15 dias. Por meio do diálogo e da escuta qualificada é possível identificar as fragilidades e sinalizar a necessidade de uma assistência psicológica. Os sintomas mais comuns são: medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angústia, desânimo, cansaço e procrastinação.

Núcleo familiar como base

Acompanhantes também são atendidos pelos colaboradores

O médico psiquiatra Jairo Amparo lembra que o amor e o apoio da família são essenciais para a recuperação do paciente psiquiátrico. Esse cuidado, no entanto, pode debilitar a saúde mental dos parentes. “Por mais difícil que seja, é muito importante que a família seja firme quando houver resistência a tomar a medicação ou diante de uma internação involuntária”, diz. Associado ao tratamento farmacológico, o atendimento psicológico na unidade tem se mostrado um importante recurso terapêutico para a recuperação e reabilitação dos pacientes.

Unidade realiza seminário de saúde mental

Para celebrar o período de um ano, o HRVJ promove o seu Seminário de Saúde Mental. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (27), no período da manhã, no auditório do hospital, e traz, em sua programação, diversas palestras com especialistas, além de mesa redonda. A psicóloga Aline Franco, que integra a equipe da unidade, acredita que o Seminário tem extrema relevância no atual cenário. “O intuito é discutir saúde mental, propiciar reflexões acerca da temática, bem como fortalecer a rede de atenção psicossocial”, afirma.

Em janeiro de 2023, o HRVJ promoveu evento sobre saúde mental (Foto: Arquivo)

Programação

Na programação, a psicóloga Aline Franco e a assistente social Gabriela Gondim, vão apresentar uma breve trajetória do primeiro ano da clínica psiquiátrica do HRVJ. O momento contará também com a participação remota da primeira paciente assistida pela clínica.

Haverá ainda uma palestra magna sobre a meta de ampliação dos leitos psiquiátricos em hospitais gerais, ministrada pelo médico psiquiatra Davi Queiroz, diretor do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. A programação também contará com as participações da coordenadora da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Superintendência do Litoral Leste Jaguaribe, Jussara Vieira; e da coordenadora da Área Descentralizada de Saúde (ADS) do município de Russas, Márcia de Oliveira. As gestoras vão abordar, respectivamente, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na região-superintendência e o impacto da abertura da clínica psiquiátrica do HRVJ na RAPS.

O evento deve ser finalizado pelo médico psiquiatra do HRVJ, Maximilo Ribeiro, falando sobre fluxo, perfil de atendimento e necessidade de continuidade do cuidado. Os interessados em participar do I Seminário de Saúde Mental do HRVJ podem se inscrever através de formulário on-line e, no dia, entregar 1kg de alimento não perecível.