Atividades preventivas marcam Dia do Coração no CIDH
25 de setembro de 2023 - 15:21 #cardiovascular #CIDH #coração #Dia do Coração #prevenção
Assessoria de Comunicação do CIDH
Texto: Thiago Mendes
Foto: Arquivo
Arte gráfica: Priscila Lima
CIDH atende pessoas que convivem com hipertensão com alto ou muito alto riscos (Foto: Arquivo)
Setembro termina com o alerta para os cuidados com a saúde do coração e a prevenção das doenças cardiovasculares. Que tal parar um pouco a correria do dia a dia para pensar: como está o ritmo da vida, que sinais seu corpo está dando e que hábitos você adota para manter o coração saudável? O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alerta para as medidas preventivas essenciais para manter a saúde do coração.
A cardiologista do CIDH, Giselle Barroso, lista algumas delas, como não fumar; evitar bebida alcoólica e uso de drogas ilícitas; manter uma alimentação balanceada; realizar atividade física regularmente; diminuir o nível de estresse; e controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Ela cita, ainda, alguns possíveis sintomas de doenças cardiovasculares: “dor no peito, palpitação e falta de ar. No entanto, muitas vezes as doenças cardiovasculares são silenciosas, por isso é preciso procurar regularmente o médico e realizar exames de rotinas”, explica.
A médica cardiologista lembra que quanto mais cedo é feito o diagnóstico de doenças do coração, maiores são as chances de êxito no tratamento. No caso de pacientes com diagnóstico de doenças cardiovasculares, a recomendação, segundo Giselle, é manter em dia as consultas e usar a medicação conforme orientação médica.
O CIDH atende pessoas que convivem com hipertensão com alto ou muito alto riscos, ou seja, usuários com comorbidades associadas, como doenças renais e lesões na retina. As doenças do coração são responsáveis por três em cada dez mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o equivalente a 400 mil mortes por ano.
CIDH comemora Dia do Coração
Nesta sexta (29), celebra-se mundialmente o Dia do Coração. Para marcar a data, o CIDH preparou três dias de atividades voltadas a usuários e acompanhantes do Centro (veja programação abaixo). As ações acontecem de quarta (27) a sexta-feira (29) e são realizadas em parceria com as Universidades Estadual do Ceará (Uece), de Fortaleza (Unifor) e Centro Universitário Christus (Unichristus), além dos laboratórios Libbs e Servier. “Devemos comemorar a data refletindo sobre os cuidados necessários e a importância da prevenção”, aponta Giselle Barroso.
O objetivo da ação é orientar usuários do Centro para adoção de comportamentos que promovam a saúde cardiovascular. As atividades do Dia do Coração buscam abordar estratégias para melhorar a adesão ao tratamento da hipertensão.
Medir para prevenir
Uma das atividades oferecidas será a orientação sobre a correta monitorização da pressão arterial. Deysen Girão, enfermeira do CIDH especialista em Enfermagem Cardiovascular, explica que os usuários que podem adquirir um aparelho de medição devem preferir o modelo de braço ao modelo de pulso.
Outra informação importante é sobre a posição correta do corpo na hora da medição. “O paciente tem que estar sentado, com os pés apoiados no chão, o braço na altura do coração. Não pode ter tomado ainda os seus medicamentos e deve fazer a medição em pelo menos dois horários: manhã e noite”, detalha Deysen Girão.
Durante a atividade, serão distribuídos “diários de hipertensão”, espécie de caderno em que os usuários registram suas medições para apresentar aos profissionais de saúde no retorno de consultas.
“Estamos motivando os pacientes para que tragam suas medidas para que eles mesmos visualizem, no dia a dia, que rotinas, alimentos e condições interferem na pressão arterial. O uso do diário é bem importante para que a pessoa possa assumir o controle da doença e do seu autocuidado”, ressalta Deysen.
Durante os três dias, haverá também testagem de glicemia e avaliação da pressão arterial para acompanhantes e familiares de usuários do CIDH. Esse perfil de pessoas, lembra Deysen, tem risco aumentado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Programação Dia do Coração
Local: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) – Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres, Fortaleza (CE)
Realização: CIDH
Parcerias: Liga de Cardiologia da Uece, Internos de Enfermagem da Uece, Estudantes de Enfermagem da Unifor e da Unichristus, Laboratórios Libbs e Servier
DIA 27/09/23 – 8h
Público: Usuários do CIDH
Teatro de fantoches – A influência do sono na saúde cardiovascular
Comportamentos e atitudes para um coração saudável (mitos e verdades) – estudantes da Liga de Cardiologia (Medicina UECE)
Local: Auditório
Como realizar exercícios físicos em casa
Local: Sala da Reabilitação Cardíaca (ao lado do Auditório)
Como está a saúde do acompanhante – verificação de pressão e glicemia e orientações de Enfermagem
Local: Área externa
DIA 28/09/23 – 8h
Público: Usuários do CIDH e Público em geral
Comportamentos e atitudes para um coração saudável (mitos e verdades)
Local: Auditório
Como medir adequadamente a pressão arterial (simulação) e distribuição de diários da hipertensão
Local: Área externa
Como está a saúde do acompanhante – verificação de pressão e glicemia e orientações de Enfermagem
Local: Área externa
DIA 29/09/23 – 8h
Público: Usuários do CIDH
Estratégias nutricionais para a redução do risco cardiovascular
Disponibilização de testes rápidos para detecção de HIV, Hep B e C para usuários do CIDH
Local: Auditório
Uso do aplicativo Elfie para registro de pressão arterial e glicemia – atividade aberta aos profissionais do CIDH
Local: Sala da Reabilitação Cardíaca (ao lado do Auditório)
Como está a saúde do acompanhante – verificação de pressão e glicemia e orientações de Enfermagem
Local: Área externa