No HGF, Evandro Leitão ressalta importância de atualização de cadastro da fila de cirurgias: “Importante que a gente siga diminuindo essa fila”

13 de setembro de 2023 - 09:34 # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Roberto Leite - Ascom Casa Civil
Foto: Hiane Braun - Casa Civil

Durante visita, ao lado da titular da Sesa, Tânia Mara, o governador em exercício acompanhou conversas com pacientes da fila de cirurgias e vistoriou serviços do hospital

Nesta terça-feira (12), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em Fortaleza, recebeu a visita do governador em exercício, Evandro Leitão, e da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. Juntos a vereadores e diretoria médica da unidade hospitalar, eles conferiram o andamento das cirurgias eletivas que integram o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para reduzir a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).

“É importante que a gente siga empenhado nas cirurgias, pois estamos chamando as pessoas a atualizarem os seus cadastros para que consigam se operar. E a gente siga diminuindo essa fila”, afirmou o governador em exercício, durante conversa com a equipe médica do HGF. É possível fazer a atualização pelo 0800 280 5110 ou WhatsApp: (85) 3219 6073; (85) 3219 9366 ou (85) 3101 2610 e, ainda, pelo Ceará App.

O HGF deverá operar 1.713 pacientes pelo programa, em diferentes áreas, como cirurgia geral, urologia, ginecologia, proctologia, oftalmologia, dentre outros. Uma das pessoas que passou por procedimento ainda na terça-feira foi Francisca Fernandes da Silva, de 76 anos. Ela espera enxergar bem melhor a partir de agora. “Estou na expectativa. Já fazia um tempo que eu esperava”, disse ela, que é atendida há nove anos no HGF.

Até essa segunda-feira (11), foram realizadas 76 cirurgias pelo plantão, de quatro especialidades: oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva e ortopedia. Até a sexta-feira (15), serão mais nove procedimentos, entre oftalmologia e ortopedia.

“A gente quer agradecer pelo empenho de cada um profissional daqui. Todos têm se dedicado muito no processo das cirurgias eletivas”, pontuou a secretária Tânia Mara.

Sobre o HGF

Inaugurado em maio de 1969, o HGF é o maior hospital da rede pública do Ceará e um centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade. O hospital conta com emergência de portas abertas 24h e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC).

Ao todo, são 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. Entre os serviços que se destacam, estão Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.

O HGF é ainda um centro transplantador referência no Norte e Nordeste. Na unidade, são realizados transplantes de rins, fígado e pâncreas. O hospital conta também com o único banco de olhos público do estado, que preserva córneas para posterior transplante.