HGCC realiza primeira cirurgia de endometriose do Programa Saúde da Mulher

29 de agosto de 2023 - 16:53 # # # #

Assessoria de Comunicação da HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

Pacientes com endometriose foram atendidas pelo HGCC dentro do Programa Saúde da Mulher

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta terça-feira (29), a primeira cirurgia de endometriose do Programa Saúde da Mulher, uma ação que agiliza cirurgias eletivas de endometriose no estado, bem como o tratamento da doença. O Programa do Governo do Ceará é uma parceria entre Sesa e Secretaria das Mulheres.

A paciente contemplada com a cirurgia é a dona de casa Maria Irlândia Santos, de 37 anos, de Fortaleza. Ela sofre há sete anos com cólicas, inflamações e sangramentos. A endometriose foi diagnosticada após um parto cesáreo e, para ela, o Programa significa esperança. “Eu fico muito grata. Eu já tirei o útero e mesmo assim continuei tendo dores após a histerectomia. Muita coisa eu não posso fazer atualmente, por causa da endometriose. É um sofrimento, por isso vou ficar muito feliz com a cirurgia”, relata a paciente.

A diretora médica do HGCC, Lucíola Lavor, prevê que, até o mês de dezembro, sejam realizados 30 procedimentos cirúrgicos ginecológicos, sendo 15 deles exclusivos para casos de endometriose. “O número consolidado de cirurgias e mulheres beneficiadas com o Programa Saúde da Mulher no HGCC será definido com análise caso a caso e após a conclusão de um exame chamado Ultrassom Transvaginal de Mapeamento de Endometriose, que tem a capacidade de mapear a endometriose profunda e que guia o profissional de saúde para o procedimento cirúrgico”, explica.

Programa Saúde da Mulher no HGCC

As mulheres que participam do Programa acompanharam uma palestra com equipe de Nutrição e de Psicologia

O Programa Saúde da Mulher convocou 70 mulheres para o atendimento ambulatorial no HGCC no último dia 19 de agosto. As pacientes foram inicialmente atendidas em postos de saúde da capital e de cidades do interior e, em seguida, encaminhadas ao hospital da Rede Sesa. Do total de mulheres convocadas, 46 compareceram ao atendimento, compartilharam seus sintomas com os médicos e apresentaram exames.

Como forma de complementar o atendimento, o HGCC solicitou a realização de 12 mapeamentos. No último sábado (26), foram feitos quatro desses exames e três diagnósticos de endometriose foram confirmados. Já a quarta paciente foi diagnosticada como adenomiose e será encaminhada para cirurgia. Nas próximas semanas, os exames terão continuidade.

As mulheres que participam do Programa assistiram palestra com equipe de Nutrição e de Psicologia. “Eu não sabia que era uma doença. Aprendi muita coisa na consulta. Agora entendi que é uma doença, que não tem cura e que vou continuar com os cuidados após a cirurgia. Até que enfim, eu entendi o que tenho”, declara Maria Irlândia, aliviada.

Ainda de acordo com a diretora médica do HGCC, Lucíola Lavor, a próxima cirurgia no hospital está prevista para o início de setembro.

HMJMA e Meac também realizarão cirurgias

As cirurgias de endometriose serão realizadas também pelo Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Sesa, e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), unidade federal. Atualmente o HMJMA realiza quatro cirurgias por mês. Com o programa, o número aumentou para seis. A primeira cirurgia no hospital está agendada para o último sábado de setembro.

LEIA MAIS: Lançamento do Programa Saúde da Mulher aborda tratamento da endometriose