Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça os riscos do cigarro eletrônico; HM promove programação alusiva à data

25 de agosto de 2023 - 10:48 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Texto: Jessica Fortes
Arte gráfica: Priscila Lima

Na semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), reafirma seu compromisso em conscientizar a população sobre os perigos do tabagismo, incluindo a crescente preocupação em relação aos cigarros eletrônicos. A instituição, referência no controle e tratamento da dependência do tabagismo, promoverá na próxima segunda-feira, 28, no Bosque dos Eucaliptos, uma manhã de atividades educativas e informativas para os pacientes acompanhados na unidade.

Cigarros Eletrônicos: Conheça os Riscos

Neste ano, o tema da campanha nacional alerta a população sobre como o consumo dos cigarros eletrônicos pode aumentar o risco da experimentação e agravar a dependência entre crianças, adolescentes e jovens.

Com sabores, formatos e aromas diferentes, os cigarros eletrônicos têm se popularizado entre este público, como se fosse uma alternativa menos nociva do que os cigarros tradicionais. Porém, pesquisas comprovam os potenciais danos à saúde pulmonar e sistêmica causados por esses dispositivos. Daí a importância de evitar o primeiro uso.

A pneumologista e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana, Penha Uchoa, juntamente com seu grupo, há 22 anos ajuda pessoas a largarem o tabagismo. Ela explica que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos, não são seguros e são maléficos à saúde, uma vez que já foram identificadas cerca de duas mil substâncias danosas ao organismo.

“Apesar de serem socialmente aceitos, esses dispositivos podem ser tão danosos quanto o cigarro convencional, contendo diversas substâncias cancerígenas, nicotina em alta concentração e podendo causar doença respiratória grave e fatal. Além disso, a iniciação precoce entre jovens pode ser também uma porta de entrada ao tabagismo convencional e ao tabagismo dual. Em resumo, é um grande risco e representa um desserviço à saúde pública”, reforça.

Vale ressaltar que a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009).

Pneumologista Penha Uchoa fala sobre cigarros eletrônicos, ouça:

Programação Educativa

A programação do Hospital de Messejana será direcionada aos pacientes já acompanhados no Programa de Controle do Tabagismo e nos ambulatórios de pneumologia da instituição. Previsto para iniciar às 8h, do dia 28 de agosto, o evebto conta com atividades interativas e informativas, incluindo a palestra “O impacto da Fé na motivação da cessação tabágica”, onde será abordada a importância da adoção de estratégias para facilitar o processo de abandono do hábito.

Também serão disponibilizados stands, nos quais a equipe de residentes multiprofissionais vão oferecer aos participantes dicas sobre como parar de fumar e adotar um estilo de vida saudável. Serão abordadas técnicas de gerenciamento de estresse e alternativas saudáveis para lidar com a ansiedade.

Já os profissionais que atuam no Programa realizarão, nos pacientes em acompanhamento, o exame de monóxido de carbono exalado (CO), que avalia se o indivíduo parou de fumar ou se continua fumando.

Haverá ainda os relatos de pacientes que superaram o vício do tabaco. Eles compartilharão suas histórias inspiradoras, destacando os benefícios de abandonar o hábito e os desafios enfrentados durante o processo.

Pneumologista Penha Uchoa fala sobre a programação educativa, ouça:

Campanha Nacional

Em 2023, a campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), abrodará o tema “Sabores e aromas em produtos derivados de tabaco: uma estratégia para tornar a população dependente de nicotina”, e visa, em especial, alertar a sociedade sobre o impacto causado pelo uso de aditivos na experimentação, na promoção da iniciação e na captação de crianças, adolescentes e jovens à dependência à nicotina.

No Brasil, o tabagismo responde por 162 mil mortes todos os anos e as despesas com doenças causadas pelo cigarro chegam a R$125 bilhões por ano.