Cuidar e ensinar: HGF recebe mais de dois mil estagiários de graduação e pós-graduação

9 de agosto de 2023 - 11:49 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

Recepção de novos estagiários realizada com auditório lotado no HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, na última segunda-feira (7), os estagiários do semestre 2023.2 para atuar na assistência junto aos docentes e profissionais que atuam na unidade. Ao todo, 2.036 alunos oriundos de 15 instituições de ensino, entre públicas e privadas, foram deferidos pela Direção de Ensino, Pesquisa e Residência do HGF.

A coordenadora de estágios do HGF, Jane Eyre, explica que os estágios são importantes tanto para o aluno, quanto para o hospital. “Para o aluno, [o benefício] é poder vivenciar o cotidiano de trabalho da sua profissão no maior hospital público do Estado, onde estão os profissionais mais qualificados e com um leque imensurável de processos de trabalhos em saúde”, reforça. “Para os profissionais, receber os estagiários possibilita sair da posição de conforto e estimular a atualização de conhecimentos, a troca de informação”, complementa.

O resultado dessa interação, ressalta Jane, é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os profissionais, juntamente com professores e alunos, têm a oportunidade de repensar práticas, o que possibilita buscar novas estratégias e soluções mais efetivas para a melhoria do cuidado aqui realizado e, consequentemente, para a qualidade de vida da população cearense”, enfatiza.

O estágio de cada aluno corresponde ao período da carga horária do projeto pedagógico do curso de cada instituição, tendo duração de seis meses. Também são correspondentes às categorias de estágios o internato em Enfermagem e as práticas assistidas nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.

Sadi Pezzi inicia o internato em Enfermagem na ala pediátrica do HGF

“Tenho muita expectativa em aprender mais sobre a rotina de trabalho da Enfermagem dentro do HGF”, compartilha o estagiário Sadi Pezzi, de 24 anos. Atualmente no oitavo semestre da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o estudante ingressa no HGF para atuar na enfermaria pediátrica em regime de internato. “Acredito que essa atuação prática vai ajudar muito a desenvolver minha autonomia”, adiciona.

Referência em ensino e pesquisa em saúde

O HGF é um hospital com missão de ensino, certificado pelos Ministérios da Educação (ME) e da Saúde (MS). Semestralmente, são recebidos estagiários de 11 categorias de graduação, sendo elas Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Já em pós-graduação, o hospital recebe profissionais enfermeiros de três cursos: “Enfermagem em UTI”, “Enfermagem Obstétrica” e “Estomaterapia”. Há ainda os estagiários de quatro categorias de cursos técnicos: Enfermagem, Radiologia, Administração e Tecnologia da Informação.