ESP/CE recebe homenagem pela trajetória de 30 anos em sessão solene na Assembleia Legislativa

4 de agosto de 2023 - 16:25 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

Momento solene foi de muita emoção, resgate de memórias, reencontros e reflexão sobre a perspectiva de futuro da ESP/CE

Um momento para reconhecer e celebrar o valor daqueles que contribuíram e contribuem para que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) seja referência em Educação na Saúde. Assim foi a sessão solene alusiva aos 30 anos de história da autarquia estadual vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O evento, realizado nesta sexta-feira (4), no plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), reuniu colaboradores de diversas áreas da instituição, ex-gestores, parlamentares, profissionais de saúde e sociedade civil.

Na ocasião, 18 personalidades foram homenageadas e receberam certificado de agradecimento pelo trabalho exercido ao longo das últimas três décadas do equipamento.

“Fico muito feliz pela ESP/CE ser reconhecida pela Assembleia Legislativa. Sem dúvida, enquanto uma autarquia estadual, ela tem executado um trabalho importantíssimo de qualificação, formação e de atualização dos profissionais de saúde no Ceará”, afirmou o superintendente da instituição, Luciano Pamplona, um dos condecorados.

O gestor destacou, também, a vocação que o equipamento tem de formar profissionais de modo regionalizado. “As celebrações dos 30 anos têm sido uma oportunidade de evidenciarmos o legado que a ESP/CE tem na área da educação, indo além das formações na Região Metropolitana de Fortaleza e chegando, igualmente, aos municípios mais distantes do Estado”, destacou.

A colaboradora da Gerência de Residência Médica (Gremed) da ESP/CE, Matilde Silva (foto), também foi agraciada. No órgão há cerca de 20 anos, ela acumula uma longa experiência servindo à Educação na Saúde do Ceará.

“Me sinto lisonjeada e feliz. É realmente gratificante ser reconhecida por aquilo que você faz, pelas pessoas que você representa na realização dos seus serviços. Busco sempre estar aberta para aprender, inovar nas práticas profissionais, mantendo boas relações no trabalho”, compartilha.

Ana Xenofonte, deputada estadual Gabriela Aguiar, Irlene Rodrigues e Matilde Silva durante a entrega dos certificados

Também receberam homenagens durante a solenidade especial: Alciléa Carvalho, Alice Pequeno, Ana Lúcia Barreto Xenofonte, Ana Lúcia Bizarria de Oliveira Silva, Anamaria Cavalcante e Silva, Frederico Augusto de Lima e Silva, Gabriel Coutinho, Irlene Alves Rodrigues, Isabel Cristina Cavalcanti Carlos, Janaína Silva Torres, José Batista Cisne, Kilvia Maria Albuquerque, Luciano Pamplona, Marcelo Alcantara, Maria Ivanilia Tavares Timbó, Matilde Maria da Silva, Olivia Bessa e Raimundo Gomes de Matos.

Legado

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) nasceu, oficialmente, no dia 22 de julho de 1993, como autarquia da Sesa, sendo a primeira dessa natureza no Norte e no Nordeste do Brasil.

LEIA MAIS: ESP/CE 30 anos: um legado para a posteridade

Atualmente, a ESP/CE é referência em Educação na Saúde, ofertando programas de residências Médica e Multiprofissional, além de outras atividades formativas como especializações, cursos, treinamentos e afins. Nessas três décadas, mais de 50 mil capacitações foram realizadas.

ESP/CE 30 anos: um legado para a posteridade