Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: ESP/CE inicia nova turma de especialização

3 de agosto de 2023 - 17:50 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira

A aula inaugural ocorreu na sede da ESP/CE, em Fortaleza, reunindo alunos, gestores e profissionais da Vigilância em Saúde estadual

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou, nesta quinta-feira (3), as atividades da nova turma da Especialização em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A aula inaugural ocorreu na sede da autarquia, em Fortaleza, reunindo alunos, gestores do corpo técnico-pedagógico do curso e de profissionais da área da Vigilância em Saúde estadual.

A formação é coordenada pela Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE, por meio da Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos), em parceria com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado do Ceará (Cerest) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador e Ambiente (Ceresta).

Cerca de 40 profissionais que atuam no Cerest estadual nas Regiões do Litoral Leste / Vale do Jaguaribe e Fortaleza integram o grupo recém formado para a trilha de aprendizagem.

A especialização tem carga horária de 460 horas e objetiva a qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para incorporar determinadas interrelações existentes nas práticas de atenção à saúde.

O cronograma do curso será desenvolvido no formato híbrido, com aulas presenciais, remotas e outras por meio da plataforma ESPVirtual. Já o ciclo de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho ocorrerá nos serviços da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora dos municípios contemplados pelo projeto, a depender da disponibilidade do serviço.

“Esperamos que durante todo o processo da capacitação os estudantes já estejam intervindo nas comunidades e sendo capazes de mudar a realidade, os hábitos e comportamentos, não só deles, mas das pessoas que fazem a Saúde do Trabalhador daquele serviço”, destaca a coordenadora do curso, Teresa Matos.

O projeto visa, a partir dessa premissa, desenvolver ações de capacitação em que os trabalhadores da saúde dialoguem com a complexidade, a precaução, a prevenção de danos e riscos à saúde e ao ambiente, refletindo e desenvolvendo soluções inovadoras nos seus territórios de atuação a partir de uma perspectiva decolonial.

Prática profissional

De natureza multiprofissional, a especialização busca ainda articular e integrar as linhas de cuidado na área, ou seja, os caminhos que o usuário pode percorrer no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender às suas necessidades nos níveis de atenção básica, média e de alta complexidade.

Rosimary Barbosa atua como assessora técnica da coordenadoria de Área Descentralizada em Saúde de Aracati e espera poder fortalecer os serviços da Região a partir dos direcionamentos e orientações a serem abordadas pela especialização. “Tenho expectativas boas de aprimoramento e engrandecimento relacionado ao trabalho voltado à Saúde do Trabalhador na conciliação também com as práticas da Vigilância Epidemiológica. Acredito nessa proposta e esse é um dos objetivos que almejo aqui”, destaca.

Rosimary Barbosa atua como assessora técnica na Área Descentralizada em Saúde de Aracati e participará do curso

Histórico

As bases para a criação de um curso de pós-graduação com foco na Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foram lançadas ainda em junho de 2022. Oficinas de modelagem curricular da formação foram realizadas conjuntamente com os profissionais do Cerest. A primeira turma do curso foi aberta no início da década de 2010.