Ato de Cooperação entre Sesa e ICC viabiliza realização de atendimentos oncológicos

2 de agosto de 2023 - 15:53 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Diana Vasconcelos
Foto: Luísa Parente - Ascom ICC

Durante a manhã, pacientes aguardavam triagem no ICC

Os atendimentos oncológicos previstos pelo Ato de Cooperação firmado entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), unidade filantrópica, começaram a ser realizados nesta quarta-feira (2). Ao todo, 36 pacientes provenientes direto do Sistema de Regulação do Estado foram atendidos e encaminhados a partir da parceria entre os órgãos.

“Este é só o começo. Nosso plano emergencial com o ICC prevê a execução de mais de duas mil consultas ambulatoriais por mês, com equipe multidisciplinar. Os pacientes que estavam em espera na fila da regulação ainda vão poder realizar exames, cirurgias e tratamento oncológico”, destacou a secretária executiva de Atenção e Desenvolvimento Regional da Saúde do Ceará, Joana Gurgel.

Dona Maria José, 80, aprovou o atendimento da equipe

A aposentada Maria José Cardoso da Silva, de 80 anos, já no começo da manhã, havia passado por toda a triagem de uma equipe do ICC, que conta com profissionais de enfermagem, serviço social, nutrição, fisioterapia, além de um mastologista. “O atendimento do médico foi muito bom, eu adorei. Ele disse que vai cuidar de mim e que essa radioterapia é para ele [nódulo cancerígeno] não voltar mais”, disse a idosa, feliz ao sair da consulta já com o procedimento marcado.

Maria José descobriu um nódulo em uma das mamas em outubro de 2022. Moradora de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, ela procurou por assistência médica local e realizou mamografia e ultrassonografia. Direcionada ao sistema de regulação, foi operada em maio e, desde junho, aguardava o início da radioterapia.

“Ela recebeu a ligação antes de ontem para vir ao ICC. Estávamos preocupados, porque a gente sabe que tem que cuidar logo desse tipo de doença”, disse a sobrinha e acompanhante da paciente, Maria de Fátima Cardoso.

O paciente José Augusto tem suspeita de câncer e estava acompanhado de sua filha

O aposentado José Augusto, 68, mora em Banabuiú, município localizado a cerca de 200km da capital cearense. Ele está com suspeita de câncer de cabeça e pescoço e aguardava consulta médica há quase um mês. Há oito dias, recebeu a confirmação do agendamento para o ICC. “Ficamos numa alegria medonha”, disse ele, que estava acompanhado da filha, na triagem.

Ato de cooperação

O Ato de Cooperação, assinado na última terça-feira (1º), irá repassar R$10 milhões do Tesouro Estadual ao ICC. O objetivo do acordo é contemplar os 499 pacientes que aguardam consulta oncológica na Região de Fortaleza, que abrange 44 municípios. Outros 1.106 aguardam cirurgias eletivas em todo o Ceará, conforme dados do Sistema de Regulação do Estado.

Estima-se que o valor proporcione 24.635 atendimentos ambulatoriais, sendo 14.208 deles referentes a consultas médicas. Além de mais de 3 mil exames de imagem de média complexidade e 4.400 de alta complexidade; 10.791 exames laboratoriais; e 6.705 procedimentos divididos entre radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, monoquimioterapia, poliquimioterapia, iodoterapia e braquiterapia; e cirurgias de média e alta complexidade.

Regionalização

Em maio deste ano, foram liberados R$ 136 milhões, por parte do Ministério da Saúde, ao Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), dos quais cerca de R$ 82 milhões são para implantar o serviço de alta complexidade em oncologia. A estruturação da unidade nesse setor está em andamento, com previsão de abertura do serviço ainda para a segunda quinzena de setembro.