Testes rápidos e palestra educativa marcam encerramento da campanha Julho Amarelo no HRC

1 de agosto de 2023 - 13:42 # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto e fotos: Cícero Dantas

HRC promoveu palestra de conscientização contra hepatites virais

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrou as atividades referentes ao Julho Amarelo, mês de combate e conscientização das hepatites virais, na última segunda-feira (31), com palestra educativa e testagem para hepatites B e C em acompanhantes e colaboradores.

O Julho Amarelo tem como objetivo alertar a população sobre os riscos, prevenção e tratamento das hepatites e infecções virais que afetam o fígado. De acordo com a médica hepatologista e gastroenterologista do HRC, Liz Marjorie, as hepatites virais costumam ser doenças silenciosas, sem apresentar sintomas na sua fase inicial. Porém, em alguns anos, o quadro pode se agravar e evoluir para doenças graves, como cirrose ou até mesmo câncer hepático. “As testagens são muito importantes para descobrir a doença cedo. Temos um número de mortalidade altíssimo de pacientes com o vírus de Hepatite C que não foram diagnosticados, por exemplo, no Brasil”, comentou.

Além do diagnóstico precoce, a hepatologista ressalta a importância das testagens para conter a transmissão da doença. “Quando o paciente é testado, além de contribuir para o tratamento da doença, quando positivo, ajuda também a interromper a cadeia de transmissão. Porque essas doenças têm um importante componente de transmissão sexual, como é o caso da Hepatite B, além de transmissão sanguínea, por meio de perfuros. Logo, se o teste for positivo, é aconselhável que parceiros ou parceiras também façam o teste”, acrescentou a profissional.

Cerca de 50 testes rápidos foram realizados durante a ação

Testagens e prevenção

Com apenas uma picadinha rápida e quase indolor, o teste rápido é capaz de diagnosticar a presença do vírus das hepatites virais B e C. Durante a ação, cerca de 50 testes foram realizados. Todos com resultado negativo. Um deles foi a da agricultora Ivoneide Vieira. Residente em Juazeiro do Norte, ela está no HRC acompanhando uma amiga em internamento.

“Não conhecia a doença. Acompanhei a palestra e achei importante realizar o teste para saber se estava tudo bem com a minha saúde. Graças a Deus, deu negativo”, comemorou. Além da boa notícia, Ivoneide aproveitou o momento e levou material informativo para seus familiares. “É importante se prevenir. Vou repassar o que aprendi e orientar minha família para que eles também realizem o teste”, afirmou.

Já para o aposentado e também acompanhante, José Cardoso, essas ações são fundamentais para a população ficar em alerta. “É importante conscientizar a população e incentivar que todos façam o teste. Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas podem não saber que têm. Disponibilizar esse momento para nós, que estamos acompanhando nossos familiares, foi muito importante”, comentou.

O objetivo foi reforçar os cuidados e alertar a população sobre a importância da prevenção e conscientização contra a doença

Campanha permanente

Em julho deste ano, a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) decidiu tornar permanente, e com vigência durante todo o ano, a campanha de conscientização e combate às hepatites virais. Para a gastroenterologista do HRC, Márcya Moanna Macedo, uma decisão importante para enfrentamento das hepatites virais.

“Uma decisão acertada. Já estamos traçando planos de ação, junto com a Superintendência Regional de Saúde, para estabelecer um conjunto de atividades e mobilização a serem desenvolvidas ao longo de todo o ano”.

A médica enfatizou, ainda, a necessidade de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. “A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde”, concluiu.