Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: Saúde do Ceará promove testagem e vacinação na Praça do Ferreira

28 de julho de 2023 - 17:40 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos: Carlos Alberto Jr.

Na ação, que foi realizada durante toda a manhã, a população teve acesso à imunização contra hepatite B e testagem das hepatites B e C

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta sexta-feira (28), uma ação na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A atividade integrou a Campanha Julho Amarelo, que celebra ações de vigilância, prevenção e controle das doenças. 

Na ação, que foi realizada durante toda a manhã, a população teve acesso à imunização contra hepatite B e testagem das hepatites B e C. O exame é simples e demora apenas 15 minutos para apresentar o resultado. A vacina é uma forma de prevenção contra o tipo B da doença, cujas consequências mais graves são os riscos de cirrose ou câncer hepático. A programação contou ainda com a distribuição de preservativos. 

Segundo a assessora do Grupo de Trabalho de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Sesa, Telma Alves, ações como essa são importantes porque a maioria das hepatites virais é assintomática e, dessa forma, é possível detectar a doença ainda em sua fase inicial. 

A testagem das hepatites virais é simples e demora apenas 15 minutos para apresentar o resultado

“Fazer a testagem ajuda a descobrir a doença cedo e também a interromper a cadeia de transmissão, porque essas doenças têm um importante componente de transmissão sexual, além da transmissão sanguínea, com objetos perfurocortantes. Quando a pessoa descobre, os parceiros também devem fazer o teste, para saber se infectaram”, esclarece.

Telma Alves também esclarece que, se diagnosticadas precocemente, as hepatites B e C têm tratamento. “A hepatite C é totalmente curável, com um tratamento que dura de três a seis meses. Já a hepatite B, apesar de não ter cura, é perfeitamente controlável”, explica.

Prevenção

A dona de casa Valcilene Coelho soube da ação através do rádio. Moradora de Iparana, em Caucaia, ela veio para a Praça do Ferreira especialmente para fazer os testes e se vacinar. “Mesmo sem ter ninguém na família com hepatite, eu vim. Acho importante prevenir”, diz.

O auxiliar de serviços gerais João Batista Garcia estava de passagem pelo Centro e aproveitou para participar da ação

Já o auxiliar de serviços gerais João Batista Garcia estava de passagem pelo Centro e aproveitou para participar da ação. “Eu estava passando na Praça do Ferreira, porque tinha vindo resolver umas coisas no Centro e perguntei que ação era essa. Pensei: não custa nada fazer o teste e tomar a vacina”, conta.

Julho Amarelo

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

As principais medidas de controle das hepatites virais constituem-se na vacinação e na adoção de medidas de prevenção, como o uso do preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas, alicates de unhas e seringas, por exemplo.