Sesa orienta profissionais para prevenção de desastres

27 de julho de 2023 - 18:23 # # #

Texto:Kelly Garcia

O evento ocorreu na última quarta-feira (26), em Quixadá, no Sertão Central

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Defesa Civil Estadual, promoveu mais uma Oficina de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres). O evento ocorreu na última quarta-feira (26), em Quixadá, do Sertão Central. A intenção foi promover a troca de experiências, informações e conhecimentos sobre saúde e emergências em saúde pública associadas aos desastres, de forma preventiva.

A oficina promoveu a troca de experiências em saúde pública associadas aos desastres, de forma preventiva

Participaram do evento, técnicos de vigilância ambiental dos municípios e outros profissionais ligados à area. Essa é a segunda oficina realizada no Ceará sobre o tema. A primeira ocorreu na região do Cariri, na cidade do Crato, no mês de março. Este ano, ainda serão realizadas oficinas nas superintendências Norte/Sobral, Fortaleza e Litoral Leste.

Segundo a orientadora da Célula de Vigilância Ambiental (Cevam) da Sesa, Úrsula Caminha, o processo se dará nas cinco Superintendências Regionais de Saúde. “Estão sendo qualificados os técnicos das vigilâncias em saúde e ambiental para ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres, para que, assim, se otimize os recursos necessários à assistência e ao monitoramento da população exposta”.

Riscos Associados aos Desastres

O critério de seleção para eleger os municípios e a região prioritária para a oficina foi a série histórica de ocorrências no período de 2018 a 2022, a partir do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), plataforma do Governo Federal. Foram selecionados os municípios com maior número de decretos de situação de emergência para desastres hidrometeorólógicos.

Os desastres mais comuns são seca, estiagem, incêndios florestais, inundações, alagamentos e enxurradas. “Em março, quando ocorreu a primeira oficina, no Cariri, estavam acontecendo chuvas intensas e, dessa forma, várias cidades daquela região precisaram decretar situação de emergência, com alguns transtornos que impactaram a vida das pessoas”, explica a orientadora da Cevam.

Primeira oficina do ano ocorreu na região do Cariri

Através dessas oficinas, serão elaborados planos de riscos frente aos desastres de cada município. Na oficina da região do Cariri, foram construídos 26 planos de ação e, dos 11 municípios, seis já elaboraram os planos de preparação e resposta aos desastres municipais.