Banco de Leite Humano do Hias recebe doação de frascos de vidro

21 de julho de 2023 - 12:23 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e foto: Ana Lídia Coutinho

Os frascos de vidro com boca larga e tampa de plástico, como os de café solúvel, são ideais para o acondicionamento do leite humano

Em um esforço para promover a saúde e o bem-estar das crianças recém-nascidas e se antecipando à campanha Agosto Dourado de estímulo à amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) está recebendo doações de frascos de vidro com boca larga e tampa de plástico livre de BPA. A iniciativa tem como intuito garantir recipientes adequados para o acondicionamento do leite humano, tanto cru como o pasteurizado, para as mães que desejam realizar a doação do leite materno.

De acordo com a coordenadora do BLH do Hias, Erandy Freitas, as embalagens de café solúvel, por exemplo, são ideais para a coleta e armazenamento do leite. Para efetuar a doação, os interessados podem entregar os frascos diretamente na sede do Banco de Leite Humano do Hias, localizado na Rua Tertuliano Sales, 595-A, no bairro Vila União, das 7h às 19h.

“O vidro é um material seguro, que suporta as altas temperaturas do processo de esterilização, além de ser reutilizável, higiênico e não interferir nas propriedades do leite. A boca larga facilita a coleta e a limpeza, enquanto a tampa de plástico garante um fechamento seguro e hermético, evitando contaminação”, explica.

Após passar pelos devidos processos, os leites são armazenados e, em seguida, distribuídos aos bebês que não podem ser amamentados por suas próprias mães, seja por condições médicas ou outras circunstâncias. Conforme a coordenadora, o leite humano é reconhecido como o melhor alimento para a criança porque atende as necessidades nutricionais e imunológicas, além de conferir estímulos psicoativos e favorecer o estreitamento na relação entre mãe e filho.

“Convidamos as organizações, empresas ou indivíduos a se unirem a essa nobre causa. Cada frasco doado representa uma oportunidade de fornecer nutrição vital a um bebê necessitado, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável e sua qualidade de vida”, reforça Erandy.

Saiba mais

O Banco de Leite Humano do Hias está vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A unidade possui o diferencial de funcionar em hospital pediátrico de alta complexidade, fornecendo o alimento diretamente nas alas de internação.

A equipe multiprofissional do BLH do Hias presta atendimento especializado à puérpera e lactante com dificuldades para amamentar; faz a preparação de gestantes que desejam amamentar; e realiza orientações para mães doadoras 24h por dia. Em 2022, a unidade recebeu um total de 988 litros de leite humano e atendeu 1.082 doadoras. O Banco também forneceu leite humano a 488 bebês, dos quais 32 eram prematuros, classificados como crianças de muito ou extremo baixo peso.

Serviço

Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin
Rua Tertuliano Sales, 544 B – Vila União
Funcionamento de domingo a domingo, 24h.
7h às 19h, na sede BLH | 19h às 7h, na sala de psicologia (antigo ambulatório)
(85) 3101.4189 | 0800.280.4169