ESP/CE conclui processo seletivo para ACS em Itapipoca; certame bateu recorde de inscrições

7 de julho de 2023 - 11:42 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Elon Nepomuceno
Arte gráfica: Deborah Muniz

Certame em Itapipoca ofertou 58 vagas para ACS

Cerca de 4 mil candidatos participaram do processo seletivo para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) do município de Itapipoca, no Litoral Oeste do Estado. Ao todo, foram 4.359 pessoas inscritas. O número é o maior já registrado na história das seleções realizadas pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e consolida a expertise que o equipamento vem desenvolvendo nos últimos anos.

Desde 2013, a Gerência de Seleções Públicas (Gesep) da instituição lançou mais de 400 editais, alcançando aproximadamente 34 mil inscrições.

“A área tem demonstrado nesse tempo um crescente aprimoramento das suas ações, o que se reflete no aumento da procura dos serviços de processos seletivos realizados pela ESP/CE em diferentes regiões do Estado”, reflete Humberto de Albuquerque, gestor responsável pela Gesep.

Para Maria Elci Galvão, que foi gerente do setor no período de 2018 a junho de 2023, os resultados são fruto do reconhecimento que a ESP/CE tem junto aos entes públicos e à sociedade cearense.

“A ESP/CE estabeleceu um conjunto de competências operacionais que a tornou a primeira escolha de muitos municípios no Estado para a realização de seus concursos e seleções. Atualmente, lidamos com uma demanda mais complexa de editais, mas, consequentemente, também contamos com uma estrutura melhor para efetivar essas seleções”, afirma.

Histórico

Antes de ser instituída como uma gerência na atual estrutura organizacional da ESP/CE, a Gesep operava, desde 2013, como um grupo de trabalho voltado para o gerenciamento dos processos seletivos da instituição. No ano de 2022, o setor passou a ser classificado como Gerência de Avaliação e Seleções (Gease), nome dado à época.

A área inicia sua atuação nesse novo formato com o objetivo de prestar serviços de planejamento, execução e coordenação de processos seletivos e concursos, internos e externos. Conforme a Lei Federal de número 8.666/93, a autarquia pode ser contratada por órgãos públicos da administração direta, indireta e fundacional por meio de dispensa de licitação.

“Hoje seguimos fazendo um trabalho que tem como resultado direto uma forte expertise em processos seletivos na gestão pública. Isso prova que a ESP/CE tem um papel muito importante tanto na capacitação de profissionais quanto nessa área dos processos seletivos nos municípios”, ressalta a técnica administrativa da Gesep, Luciana Magalhães.
Atualmente, a Gesep conta com uma equipe técnica responsável pela organização e condução dos processos seletivos executados pelo órgão estadual. Quem desejar entrar em contato com a área pode enviar e-mail para: gease@esp.ce.gov.br ou pelo telefone: (85) 3101.1419.