-
Coordenadora de Comunicação
Helga Rackel
-
Coordenador adjunto de Comunicação
Diego Sombra
-
Jornalistas | Sesa
Ariane Cajazeiras
Diana Vasconcelos
Evelyn Ferreira
Fátima Holanda
Kelly Garcia
-
Designer | Sesa
Leticia Maria
Júlio Lopes
-
Marketing | Sesa
Ágda Sarah Sombra
Rayanne Forte
Thamires Oliveira
-
Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Filipe Dutra
Eva Sullivan
-
Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)
Wescley Jorge
Thiago Freitas
-
Hospital de Messejana (HM)
Jéssica Fortes
Priscila Lima
-
Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
Levi Aguiar
Arthur Sousa
-
Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv)
Isabelle Azevedo
-
Hospital São José (HSJ)
Bárbara Danthéias
-
Hospital de Saúde Mental (HSM)
Milena Fernandes
Brauliana Barbosa
-
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)
Bruno Brandão
-
Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)
José Avelino Neto
-
Hospital Regional do Cariri (HRC)
Naiara Carneiro
-
Hospital Regional Norte (HRN)
-
Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ)
Joelton Barboza
-
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA)
Marcela Belchior
-
Hemoce
Emannuel Denizard
Ismael Azevedo
Roberto Pacheco
-
Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
Daniel Araújo
Elon Nepomuceno
Juliana Marques
Monique Oliveira
Rafael Medeiros
Raiane Ferreira
-
UPAs Fortaleza
Márcia Catunda
-
Casa de Cuidados do Ceará (CCC)
Márcia Catunda
-
Samu 192 Ceará
Fátima Holanda
-
Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH)
Thiago Mendes
-
Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC)
Thiago Andrade
-
Hospital Universitário do Ceará (HUC)
Natássya Cybelly
A Secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou do encerramento do evento
Para definir a agenda dos próximos quatro anos e, assim, planejar as próximas estratégias para melhoria dos serviços a longo prazo, gestores e líderes de todas as unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) se reuniram na segunda oficina do Planejamento Estratégico da Sesa 2027. O evento aconteceu nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).
Entre os assuntos abordados nesta edição estiveram os projetos de fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde. Também foi discutida a identidade organizacional da Sesa, que é a declaração de sua missão, visão e valores, orientadora para o desenvolvimento dos processos e dos resultados que a sociedade precisa.
Em sua fala, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a importância desse trabalho, especialmente na motivação dos colaboradores. “A gente tem pessoas maravilhosas, que são comprometidas, que querem dar o melhor para o paciente, porque esse é o nosso propósito. O que nós estamos fazendo aqui é dar um direcionamento e um estímulo a essas pessoas”, disse.
“A missão reflete a razão de ser da instituição. A partir daí, podemos enxergar os próximos passos e no que devemos centrar esforços para que possamos dar condições para a Sesa cumprir essa missão. Por isso, a primeira etapa é discutir esses pontos”, explica Joélia Rodrigues, coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa .
A programação da terça-feira (27) contou com uma palestra sobre “Direcionamento Estratégico: A identidade Organizacional e o Plano de Governo”, ministrada por Ricardo Ribeiro, analista de gestão pública da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). No mesmo dia, os participantes se reuniram para elaborar o Mapa Estratégico e os indicadores.
Planejamento Estratégico da Sesa 2027 reuniu gestores e líderes em sua segunda oficina
Já na quarta-feira (28), a programação foi toda voltada para a montagem do mapa estratégico por perspectiva, através da metodologia BSC (Balanced Scorecard), que permite medir o progresso de uma instituição em relação a metas de longo prazo. Isso é feito a partir de uma estratégia traduzida em objetivos, metas, indicadores e iniciativas.
Esta foi a segunda oficina de Planejamento Estratégico realizada no ano. Outras duas estão programadas para os meses de agosto e setembro. “Na próxima, iremos elaborar os projetos e planos de ação e, na seguinte, que será a última, teremos um painel de indicadores alinhando os três instrumentos de planejamento e fechando com o nosso painel de indicadores e a nossa estratégia de monitoramento e avaliação desses indicadores”, destaca a gestora.
Os participantes tiveram um momento de trabalho em grupo para discutir alguns pontos do planejamento
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, (Cesau), Júnior Araújo, um dos participantes convidados a participar das oficinas, destaca o papel fundamental do momento, no que se refere à transparência da gestão. “Esse evento vem ao encontro de uma grande demanda da sociedade civil: a da transparência do órgão e sua gestão para com a comunidade. O processo de democracia passa por uma discussão ampla, conjunta e transparente, o que temos visto nessas oficinas”, diz.