Festa junina marca celebração dos 30 anos do Hospital Dia do HSM

27 de junho de 2023 - 16:55 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos:Milena Fernandes

Pacientes e funcionários do Hospital Dia Lugar de Vida festejaram os 30 anos do serviço

Ao som da sanfona e em ritmo de forró, pacientes e funcionários do Hospital Dia Lugar de Vida festejaram, nesta terça-feira (27), os 30 anos de existência do serviço. O setor é responsável pela semi-internação do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), voltado para pessoas com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável, porém precisam de acompanhamento.

Os resultados dos serviços prestados pela unidade eram visíveis na animação dos participantes. A comemoração contou com quadrilha, apresentação da Orquestra Vidros Mágicos, muita dança e uma grande variedade de quitutes típicos das festas juninas, como bolo e cocada. Na ocasião, também esteve presente a coordenadora do serviço, a enfermeira Sâmia Assunção, que discursou durante a comemoração dos 30 anos do Hospital Dia.

“Aqui pulsa a vida, a alegria. É muito gratificante ter uma equipe harmoniosa, que cuida do outro realmente. Passamos momentos difíceis na pandemia, precisamos ceder nosso espaço para cuidar dos pacientes com covid-19, mas, mesmo assim, resistimos. E aqui estamos fortes em nossa missão que é cuidar da saúde mental dos nossos pacientes”, ressaltou Sâmia.

Pacientes

O comerciante Reginaldo Bezerra de Araújo, 57 anos, passou sete meses no Hospital Dia Lugar de Vida. Ele precisou de ajuda especializada após ter enfrentado uma situação traumática no local de trabalho. “Fui vítima de assalto, tive depressão, pânico e só consegui melhorar depois que estive em tratamento aqui nesse hospital. Já recebi alta, mas ainda faço questão de vir participar das festas, como essa de hoje, em que estamos comemorando o aniversário desse serviço. Foi aqui, com a ajuda de todos os profissionais, que hoje estou curado”, revela.

Iraci Queiroz de Brito é uma das beneficiadas pelo tratamento no Hospital Dia Lugar de Vida

A florista Iraci Queiroz de Brito, de 48 anos, diagnosticada com depressão e bipolaridade, passou seis meses em tratamento no Hospital Dia Lugar de Vida. Agora que está melhor, tudo o que mais deseja é retornar ao mercado de trabalho, voltar a fazer arranjos de flores e ser feliz ao lado da família e amigos.

“Hoje eu sou uma nova pessoa, sinto alegria de viver, adoro dançar, conversar e sempre aconselho sobre a importância de buscar ajuda dos profissionais, mesmo nos momentos mais difíceis. A saúde mental precisa ser cuidada. Eu jamais imaginei que voltaria a sorrir e eu consegui”, comemora.

Hospital Dia Lugar de Vida

No HSM, o Hospital Dia atende pacientes com esquizofrenia, depressão e bipolaridade, sem a necessidade de internação. Uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social atua, diariamente, na assistência a esses pacientes para que eles preservem a qualidade de vida e não precisem retornar a internação. Os familiares dos pacientes também recebem apoio e orientação para lidar melhor com os problemas enfrentados.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira. Os pacientes recebem quatro refeições diárias, medicações indicadas pelos psiquiatras, atendimento psicoterapêutico, além da realização de oficinas artísticas, acompanhadas e dirigidas por terapeuta ocupacional.

Para ter acesso, é necessário apresentar um encaminhamento médico, que pode ser via posto de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou outros serviços.

Serviço

Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto
Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana
Contato: (85) 3101-4350/ 4329/ 4348