Hospital Infantil Albert Sabin tem novo acesso principal para serviços do Centro de Emergência

26 de junho de 2023 - 10:30 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos:Ana Lídia Coutinho
Arte gráfica: Arthur Sousa

  Centro de Emergência do Hias passou por modernização e é voltado para o atendimento de crianças gravemente enfermas

A partir desta terça-feira (27), o serviço de Pronto Atendimento do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passa a funcionar exclusivamente no novo Centro de Emergência do Hias. O endereço é o mesmo do prédio principal do Hospital, situado à Rua Tertuliano Sales, 544, bairro Vila União.

Acesso de pacientes para o pronto atendimento passa a ser no endereço principal do Hospital Infantil Albert Sabin

A mudança ocorre em virtude da modernização do equipamento, entregue no último 18 de maio, pelo governador Elmano Freitas, com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Andrade, e da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. Estão em pleno funcionamento, no novo espaço, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Enfermaria. A partir de agora, o Pronto Atendimento e a Reanimação concluem a etapa final de transição.

“A mudança representa um marco importante na nossa busca constante pela excelência no atendimento pediátrico de urgência e emergência. Continuaremos cuidando das nossas crianças com o carinho e a dedicação de sempre”, ressalta Fábia Linhares, diretora-geral do Hias.

O prédio localizado na Rua Jorge Acúrcio, 807, onde funciona temporariamente o Centro de Emergência do Hias, será desativado e não receberá novos pacientes.

Atendimento de qualidade

O novo Centro de Emergência do Hias possui 49 leitos, sendo 17 de observação, 27 de enfermaria, um de isolamento e quatro pontos de cuidado na sala vermelha. Além disso, há o setor de UTI com 16 leitos (14 deles padrão e dois de isolamento).

Enfermeira Raquel Evangelista reforça o comprometimento do corpo clínico do Hias para prestar cuidados aos pacientes da Emergência

A nova estrutura assegura um atendimento de qualidade, visando o bem-estar das crianças e suas famílias. É o que destaca a enfermeira Raquel Evangelista, que veio do Pronto Atendimento para a escala das Unidades de Internação da Emergência (UIE).

“Estamos comprometidos em dedicar todo o nosso cuidado e atenção aos pacientes que chegam aqui em estado grave. Para mim, que já tenho mais de 30 anos de profissão, neste momento a expectativa é a melhor possível”, declara.

Adelídia Cristina, que acompanha seu filho de 17 anos em uma das enfermarias do novo Centro de Emergência, avalia positivamente o serviço do Hias

Para Adelídia Cristina, que acompanha o filho de 17 anos em uma das enfermarias do novo Centro de Emergência, é fundamental contar com atendimento seguro e de qualidade. “Os médicos são super atenciosos, as técnicas de enfermagem e as enfermeiras também, realmente não tenho do que reclamar. O atendimento está sendo muito bom, aqui”, enfatiza.

Perfil de alta complexidade

O Albert Sabin é um hospital terciário, referência no atendimento infantil de alta complexidade. Ou seja, atende a crianças gravemente enfermas e que precisam de intervenções especializadas, como pacientes oncológicos, nefropatas, cardiopatas, transplantados, entre outros.

Para doenças de menor complexidade, como gripes, alergias, infecções no ouvido e diarreias, por exemplo, as pessoas responsáveis pelas crianças devem buscar atendimento prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e hospitais secundários, como o Hospital Infantil de Fortaleza (HiF) e o Hospital Infantil Filantrópico (Sopai).

Devido à sazonalidade prolongada na pediatria, o Hias segue executando o Plano de Contingência 2023, para assegurar o atendimento a todos os pacientes. Dentre as ações, estão a abertura do novo Centro de Emergência, além da contratação de mais 21 leitos para pacientes crônicos e outros 40 de retaguarda, no Sopai.

Houve, ainda, o redimensionamento pessoal. Do concurso do Governo do Ceará para novos estatutários, oito médicos pediatras intensivistas já iniciaram os trabalhos na nova unidade. Outros 100 técnicos de enfermagem, em breve, devem reforçar a equipe assistencial.