Comitiva da Saúde do Ceará conclui visita técnica em Portugal

23 de junho de 2023 - 16:27 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Ariane Cajazeiras

Comitiva concluiu série de visitas técnicas ao sistema de saúde de Portugal

Uma comitiva da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) concluiu, nesta sexta-feira (23), a série de visitas técnicas ao sistema de saúde de Portugal. Os gestores estiveram no país entre os dias 18 e 23 de junho de 2023 para conhecer o Serviço Nacional de Saúde.

Produto de uma consultoria financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (Proexmaes II) e coordenado pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Sesa, a programação teve também o apoio da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar de Portugal (USF-AN) e Ministério da Saúde.

Os gestores estiveram em Lisboa, Cascais, Covelo e Figueira da Foz

Os gestores estiveram em Lisboa, Cascais, Covelo e Figueira da Foz. Na programação, constaram visitas a instituições de ensino – como a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa – e Unidades de Saúde Familiar (USFs) de diversas localidades. As USFs são estratégias do governo português para melhorar a saúde primária, com equipes multiprofissionais, reunindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

Entre os assuntos abordados durante a semana de visita técnica, estiveram governança, financiamento em saúde, formação de Médicos de Família e ainda detalhes de como funciona o sistema de saúde do país europeu.

Estiveram presentes na visita: a secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Holanda; a secretária Executiva de Políticas de Saúde, Maria Vaudelice Mota; a coordenadora da Central de Regulação e Controle do Sistema de Saúde, Melissa Medeiros; a coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, Jane Cunha; a assessora Executiva, Raquel Carvalho; a diretora de Educação e Extensão da Escola de Saúde Pública do Ceará, Olivia Bessa; e o especialista em Saúde Pública da UGP/Sesa, Emylio Silva.