Hemoce homenageia alunos vencedores do 15° Concurso de Frases e Desenhos

22 de junho de 2023 - 12:15 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e fotos:Emannuel Denizard

Estudantes foram premiados nesta quarta-feira (21)

Na última quarta-feira (21), o auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, foi palco da cerimônia de premiação do 15° Concurso de Frases e Desenhos. Na solenidade, nove alunos de escolas de Fortaleza e Região Metropolitana foram homenageados e tiveram seus trabalhos reconhecidos. As criações selecionadas nas categorias “desenhos”, “frases” e “vídeos” irão compor o calendário institucional de 2024 do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Para Ana Larissa, estudante vencedora na categoria “Frases”, ter o seu trabalho selecionado é muito significativo. “Na minha infância precisei receber bolsas de sangue, então a minha inspiração para escrever veio desse momento. Como a frase mesmo diz: O sangue é como alegria, se você compartilha pode contagiar os demais. Quando você rir, outras pessoas riem junto sem nem saber o motivo. A mesma coisa acontece com a doação de sangue, quando você doa, além de salvar vidas você motiva outras pessoas a doarem também”, revela a aluna da Escola José de Alencar, de Fortaleza.

O cantor mirim Juan Peter se apresentou com as canções “Aquarela” e “Heal the World”

A solenidade da 15ª edição do concurso contou com uma programação especial voltada para o público infantil. O cantor mirim Juan Peter, participante da temporada deste ano do programa The Voice Kids, da Rede Globo, se apresentou com as canções “Aquarela” e “Heal the World” para cerca de 80 pessoas presentes no auditório. Na ocasião, o garoto foi convidado pela diretoria do Hemoce para ser a voz oficial do concurso. O evento contou também com a exibição dos 36 trabalhos selecionados (frases, desenhos e vídeos), além da entrega dos certificados, medalhas de homenagem e premiação. Confira aqui.

Durante a premiação, a jovem Ranya Vieira, uma das vencedoras da edição de 2009 relembrou a participação no concurso e revelou que foi essa experiência que motivou a ser uma doadora de sangue. “Pra mim foi muito importante ter esse contato com a temática da doação de sangue quando era criança, foi ali que conheci o trabalho do Hemoce e me fez querer ser uma doadora quando tivesse a idade necessária. Fiquei muito emocionada quando fui convidada para estar aqui. Ver essas crianças e adolescentes participando do concurso é incrível, passa um filme na cabeça, lembro da emoção de estar com os colegas do colégio. Sair do contexto da escola, produzir os desenhos e não ter a competitividade foi muito importante nesse processo de conscientização, a premiação foi apenas uma consequência”, relembra.

No interior do Ceará, a premiação dos alunos vencedores das regiões Sertão Central (6) e Norte (7) também aconteceram na última quarta-feira (21). Já os estudantes do Cariri (11) e Centro-sul (3) foram homenageados nesta quinta-feira (22).

Alunos da região Norte receberam a premiação do 15º Concurso de Frases e Desenhos

“O concurso é um momento onde a gente consegue que mais de dez mil crianças e adolescentes reflitam e transformem em desenhos, frases e vídeos a doação voluntária de sangue. Essa sensibilização também acontece graças a vocês, professores e gestores, que conseguem colocar em sala de aula essa temática”, agradece Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce. “A ideia é o que concurso seja o mais inclusivo possível e que todo mundo compreenda sobre a importância da doação de sangue”, completa.

Recorde de participação

Neste ano, o número de trabalhos enviados pelas instituições de ensino bateu recorde e ultrapassou a marca de dez mil. No total, o Hemoce recebeu 8.065 desenhos, 2.030 frases e 69 vídeos.

Em 2023, foram cerca de 500 inscrições em todo o Estado, batendo recorde pelo terceiro ano consecutivo, representando um aumento de 24% no número de escolas em relação ao ano passado. Neste ano, o Hemoce Fortaleza recebeu 161 inscrições. Nos hemocentros regionais, Crato recebeu 118, Sobral 73, Juazeiro do Norte 67, Quixadá contou com 52 e Iguatu 23.

Concurso de Frases e Desenhos

Público presente na solenidade de premiação dos alunos vencedores de Fortaleza e região metropolitana

Com o objetivo de conscientizar os estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, o concurso é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante. Os alunos do Ensino Fundamental I e II participaram do concurso com desenhos que ilustraram a doação de sangue. Já os discentes do Ensino Médio com frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo foi aberta a todos. As produções tiveram que incentivar a doação de sangue e abordar os temas cidadania, responsabilidade social e voluntariado.

Criado em 2007 pelo Hemoce, o concurso faz parte do projeto Doador do Futuro e tem o intuito de desenvolver ações de conscientização com foco em cidadania e solidariedade para jovens estudantes que podem se tornar, também, futuros doadores.