Financiamento da saúde é tema de evento com gestores públicos do Ceará

7 de junho de 2023 - 16:25 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Helga Rackel
Fotos:Fátima Holanda

XI Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2023 ocorreu no Centro de Eventos do Ceará

Na manhã desta quarta-feira (7), a secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, participou do XI Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2023, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema Financiamento da Saúde, o Painel 3 contou ainda com a participação do diretor do Fundo Nacional da Saúde, Dárcio Guedes Júnior, e mediação do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Rilson Andrade.

Em sua palestra A Saúde no Ceará: Gestão e Financiamento, a secretária reforçou a importância da transparência na gestão em saúde, da regionalização e da inovação para o fortalecimento da rede de assistência estadual. “Os vazios existenciais fizeram muitas pessoas se deslocarem do interior para a capital. Foi decorrente da regionalização do Ceará, que tivemos os principais avanços em saúde do nosso Estado”, ressaltou.

Os principais impactos da nova Política de Incentivo Hospitalar, incentivos financeiros do Estado para salas de estabilização em 33 municípios e o atual custeio dos hospitais de alta complexidade também foram alguns dos principais assuntos abordados na palestra.

O presidente do Cosems, Rilson Andrade, secretária da Saúde, Tânia Coelho e o diretor do Fundo Nacional da Saúde, Dárcio Guedes Júnior, compuseram mesa.

Tânia Coelho ressaltou ainda o repasse de R$136 milhões de reais do Ministério da Saúde como reforço na implantação dos serviços de traumato-ortopedia e oncologia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), dentre outras ações com foco na ampliação da rede de assistência em saúde nessa e outras regiões. “Vamos expandir cada vez mais esses serviços no interior do Estado, além de inovar na telemedicina, avançar com o mutirão de cirurgias e fortalecer a atenção primária”, disse.

O Seminário discutiu Inovação e sustentabilidade: novos caminhos para a gestão.

O Seminário, que tem como tema principal Inovação e sustentabilidade: novos caminhos para a gestão, é realizado pela Prática Eventos, em parceria com Diário do Nordeste, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Instituto Future, com o apoio de instituições públicas e privadas.