Encerramento da Oficina de Planejamento Estratégico da Sesa tem participação de cerca de 250 lideranças; cronograma segue até setembro

6 de junho de 2023 - 16:25 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP?CE
Texto:Juliana Marques
Foto:Deborah Muniz

A Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, palestrou sobre os Desafios da Gestão do SUS no Ceará

Cerca de 250 lideranças de saúde participaram do primeiro ciclo de Oficinas de Planejamento Estratégico Sesa 2027, cujo encerramento aconteceu nesta terça-feira (6). O evento foi realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à pasta.

As atividades tiveram início na segunda-feira (5) e tem agenda para outros encontros até setembro de 2023, com o objetivo de planejar estratégias para melhoria dos serviços a longo prazo.

Durante os dois dias de oficina, estiveram presentes a Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, os secretários executivos, os representantes das áreas, superintendências e coordenadorias de saúde, além de representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), da Superintendência Estadual da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Segundo dia de programação contou com palestras

No encerramento da primeira etapa das Oficinas, a Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, realizou palestra sobre os Desafios da Gestão do SUS no Ceará. “Um dos desafios está no fortalecimento da atenção primária. Queremos reorganizar a rede e dar de volta ao Ceará o protagonismo nesse nível de assistência”, explica.

A titular da pasta ressaltou a importância de, nesse processo de planejamento, serem avaliadas também a área de Atenção à Saúde, a implantação de serviços especializados para a descentralização de atendimentos e a realização de mutirões de cirurgias eletivas.

Secretária executiva de planejamento e gestão interna da Sesa, Paíta Façanha, durante o encerramento do segundo dia de oficinas

Por sua vez, a secretária executiva de planejamento e gestão interna da Sesa, Paíta Façanha, discorreu sobre as Diretrizes Estratégicas e a Definição dos Programas de Governo com Foco em Resultados. Segundo a gestora, no setor público, o planejamento é determinante.

“Todos nós somos responsáveis pelos resultados que queremos alcançar. Definimos alguns problemas ao longo desses dias e, agora, vamos formular os direcionamentos para os próximos anos”, disse.

Calendário geral

Os próximos encontros já estão com as datas marcadas: a segunda oficina, nos dias 27 e 28 de junho; a terceira, nos dias 23 e 24 de agosto e a quarta, nos dias 21 e 22 de setembro.

“A ideia é que possamos revalidar ou definir a identidade organizacional da Sesa e das unidades de saúde. Tudo isso para que no próximo encontro, possamos avançar para o mapa estratégico, as metas e os projetos”, detalhou a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa, Joélia Rodrigues.

Os encontros têm como finalidade a elaboração de três planos estratégicos da Sesa, que devem ser concluídos até setembro, de forma integrada e participativa para, assim, otimizar os serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que três documentos sejam apresentados em dezembro de 2023, no Seminário Estadual de Governança e Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS: o Plano Estadual de Saúde, instrumento central de planejamento do SUS e de nível nacional; o Plano Plurianual, que é o plano de governo em que se declara todas as ações orçamentárias; e o Plano Estratégico, que tem cunho administrativo-operacional pois avalia, por exemplo, a melhoria de processos, a valorização de pessoas e o fortalecimento das políticas de campanhas.

Inovação

Pela primeira vez, a Secretaria da Saúde do Ceará conduz, de forma autônoma, todo o processo de oficinas de planejamento, com o objetivo de aproveitar as expertises de seus colaboradores. “É uma organização nossa e, desta forma, terá a nossa cara”, comemorou a secretária Tânia Mara Coelho.