Sistema de Verificação de Óbito comemora 18 anos com mesas redondas e homenagens

31 de maio de 2023 - 16:50 # # #

Texto:Kelly Garcia
Foto:Diana Vasconcelos

Serviço de Verificação de Óbito (SVO) comemorou 18 anos com programação especial

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) Dr. Rocha Furtado, unidade da Secretaria de Saúde (Sesa), completou 18 anos de funcionamento em 2023. Para marcar a data, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (23), no auditório do Hospital de Messejana, uma programação reunindo médicos, colaboradores da entidade e vários representantes de áreas relacionadas ao Serviço. Ao fim do evento, aconteceu um coquetel e por toda a tarde, uma série de mesas redondas, sobre várias temáticas relacionadas ao trabalho da instituição.

Gestores da Saúde estiveram presentes na ocasião

Na ocasião, a secretária da Saúde, Tania Mara Coelho e os ex-diretores da entidade, Deborah Nunes e Francisco Simão, receberam homenagens e foi descerrada a galeria com as fotografias dos ex-diretores. O evento contou ainda com a presença do vereador Luciano Girão, do diretor do Conselho Regional de Farmácia, Marcelo Aguiar, do gerente da célula de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Rui Gouveia e do presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Ceará, Vicente Jales, que compuseram a mesa.

Em seu discurso, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância do órgão no esclarecimento de mortes não identificadas e sobre a pesquisa científica. “Para a Secretaria Estadual de Saúde, o SVO é extremamente importante. Aqui, fiz o mestrado em Autópsia Minimamente Invasiva e pude ver o trabalho de cada setor, que tem uma contribuição tão importante para a ciência, porque fecha o diagnóstico e traz o resultado. A Sesa tem um compromisso em tentar fazer o melhor para fortalecer o SVO”.

A diretora do orgão, Anacélia Gomes de Matos, destacou os números de atendimentos realizados pela entidade nos últimos dois anos,assim como os avanços e os projetos para o futuro, que incluem melhorias na estrutura física. “Em 2022, foram mais de 4.600 atendimentos, com mais de 1.800 necropsias e mais de 800 atendimentos no SVO Móvel. Com isso, 90% dos óbitos recebidos por nós tiveram causa bem definida. Em 2023, até o dia 30 de maio, já realizamos 1.800 atendimentos e mais de 800 necropsias. Esses dados corroboram com esse compromisso que a nossa equipe tem com a saúde pública e o Ceará. Outro avanço foi a implantação do nosso Centro de Estudos, com palestrantes de outras unidades de saúde e parcerias com várias universidades, dos cursos de Enfermagem, Medicina e Serviço Social”.

Para o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona, o SVO tem fundamental importância não apenas na pesquisa e no diagnóstico da causa da morte, mas também na assistência social. “O SVO tem papel fundamental na qualificação das informações, para que a Secretaria de Saúde possa tomar decisões mais assertivas, mas também garante a dignidade para que as pessoas possam ser sepultadas de forma decente, com o auxílio funeral. E quem identifica esses casos, é a assistência social”.

Sobre o SVO

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é referência estadual na realização gratuita de necropsias para o esclarecimento de mortes naturais não definidas. Instalado em Fortaleza, o equipamento funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia, investigando, ainda, óbitos súbitos sem indícios de violência, falecimentos domiciliares sem assistência médica, além daqueles registrados em pronto atendimento ou em via pública sem razões determinadas.