Ceará amplia cobertura vacinal contra covid-19 e gripe em mais um “Dia D”

29 de maio de 2023 - 18:23 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:Levi Aguiar

977 pessoas foram atendidas nas salas de vacinação dos Vapt Vupts localizados em Fortaleza e Juazeiro do Norte

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), junto a 71 municípios do Estado, promoveu no último sábado (27), mais um Dia D da vacinação contra a influenza, além das aplicações de doses bivalente contra covid-19. Um total de 977 pessoas foram atendidas nas salas de vacinação dos Vapt Vupts localizados em Fortaleza (bairros Antônio Bezerra e Messejana) e Juazeiro do Norte.

Atualmente, o Ceará alcançou uma cobertura vacinal de 46,10% em influenza, nos grupos prioritários, e 12,47% por meio do reforço da vacina bivalente contra covid-19. Ambos os percentuais estão acima da média nacional, que é de 40,1% em influenza e 11,31% para imunização bivalente.

Conforme o levantamento oficial da plataforma de dados do Ministério da Saúde (MS), LocalizaSUS, o Ceará já administrou 162.687 doses de vacina contra influenza e 51.893 doses de vacina bivalente, até o momento.

Desde o início da manhã do último sábado, as unidades de vacinação já estavam preparadas para receber a população. No Vapt Vupt de Messejana, Josiane Maria e o marido Francisco Edson foram tomar os imunizantes contra a gripe e a Covid-19 acompanhados das quatro filhas.

“Tomamos todas as vacinas disponíveis nesta campanha do Dia D. A família toda precisa estar bem cuidada. A gente viu que a vacina salva vidas, por isso nós estamos aproveitando a data e a abertura dos Vapt Vupts para imunizar toda a família”, relatou Josiane. 

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, a vacinação é considerada uma medida importante de prevenção contra a doença e suas complicações. “A vacinação contra a influenza, incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), tem grande repercussão no cenário epidemiológico com a redução da circulação viral na população no período de sazonalidade”, ressalta Ana Karine. 

As unidades de vacinação estavam preparadas para receber a população

Fortaleça sua imunidade

A campanha contra a gripe, para os grupos prioritários, segue até o dia 31 de maio. Além disso, desde o dia 15 de maio, a vacinação contra a infecção viral foi ampliada para a população em geral acima de 6 meses de idade. Apesar da ampliação, a Sesa permanece alertando sobre a importância e o benefício da vacinação do público-alvo (crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, em trabalhadores da Saúde, pessoas com 60 anos e mais, gestantes e puérperas, professores e pessoas com deficiência).

Além disso, a vacinação bivalente contra covid-19 está indicada para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais, que tenham recebido ao menos o esquema primário e que obedeçam o intervalo mínimo de quatro meses, a partir da última dose.