Ministra Nísia Trindade anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar atendimento no HRVJ

18 de maio de 2023 - 18:12 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Antonio Cardoso
Fotos: Carlos Gibaja e Tatiana Fortes


Ao lado do governador Elmano de Freitas e da secretária Tânia Mara Coelho, titular do Ministério da Saúde conheceu de perto o trabalho de regionalização da Saúde no Ceará

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) passará a contar com reforço de R$ 136 milhões no repasse financeiro. O anúncio do aporte foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao lado do governador Elmano de Freitas e da secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, nesta quinta-feira (18). A comitiva visitou o equipamento e a Policlínica Judite Chaves Saraiva, ambos em Limoeiro do Norte.

Além de trazer a boa notícia, Nísia Trindade conheceu de perto o trabalho de regionalização da Saúde no Ceará. “Trazemos o anúncio do aumento do teto para atendimento de média e alta complexidade”, disse a ministra. “Estamos trabalhando para que este hospital, aberto há um ano, possa cumprir melhor com o seu papel: atender as pessoas de toda a região”, ressaltou.

De acordo com Elmano de Freitas, há alguns anos o Estado do Ceará vem reestruturando, com os hospitais regionais, a rede pública de saúde. Há quatro unidades do tipo no território (Vale do Jaguaribe, Norte, Sertão Central e Cariri), além das estruturas em Fortaleza. “Nosso sonho é que pelo menos 90% dos casos sejam resolvidos na própria região”, afirmou o gestor.

Sobre o aumento do teto de repasse anunciado pela ministra, o governador destacou ser motivo de comemoração e esperança. “O que nós sonhamos de assistência na parte de Traumatologia e outras especialidades, iniciaremos”, garantiu. “Já temos um projeto aprovado no Ministério da Saúde para começarmos, imediatamente, a estruturar aqui no HRVJ. Também teremos novidade na área da Oncologia”, continuou.


Ocupando uma área de 30 mil m², HRVJ é um dos equipamentos responsáveis por descentralizar a assistência em saúde no Estado

Diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito Moura explica que a estratégia de descentralizar os serviços de saúde, desafogando as unidades situadas na Capital, beneficiou diretamente a população do Interior. “O Vale [do Jaguaribe] tem ganhado muito. A assistência cardiológica, por exemplo, é um excelente serviço, 100% SUS [Sistema Único de Saúde], com Hemodinâmica. Isso representa uma sobrevida maior para o cidadão”, avaliou.

Referência em Hemodinâmica e Clínica Psiquiátrica

Inaugurado em 2021, o HRVJ é referência no atendimento de Hemodinâmica (cateterismo, angioplastia e ambulatório) e de Clínica Psiquiátrica.

A unidade cobre Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo assistência médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios, o que representa cerca de 550 mil cearenses. O hospital está localizado às margens da BR-116, entre Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.

O equipamento ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²). Conforme o seu cronograma de abertura, estão disponíveis dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, 30 de Clínica Médica, bem como oito acomodações de Psiquiatria. Desde setembro de 2022, mantém a sala cirúrgica, com mais de dez leitos.

Na parte ambulatorial, possui as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Proctologia e Cardiologia. Além disso, o Centro de Imagem oferece endoscopia alta e colonoscopia, ultrassonografia, radiografia, ressonância, tomografia, raio-x e eletrocardiografia. Tem, ainda, agência transfusional e serviços de apoio para internação em hemodiálise de pacientes agudos, de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Serviço Social.

De janeiro a abril de 2023, já foram quase 2.500 atendimentos ambulatoriais, cerca de 28 mil exames e 500 procedimentos cirúrgicos.

Policlínica

A Policlínica Regional Judite Chaves Saraiva faz parte da rede de assistência à saúde no Ceará. Ao todo, são 22 estruturas espalhadas por todo o Estado, ampliando e facilitando o acesso a exames e consultas com especialistas em Cardiologia, Traumato-Ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica e Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia.

Dentre os exames ofertados, há mamografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, audiometria, teste ergométrico, ultrassonografias, tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.